Pesquisa aponta o perfil dos pacientes infectados por Covid-19 em Santa Cruz

Formanda do curso de Farmácia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a acadêmica Nayanna Dias Bierhals traçou um perfil epidemiológico, clínico e genético das pessoas que se infectaram com o SarS-CoV-2 (coronavírus) em Santa Cruz do Sul. O estudo integrou o trabalho de conclusão da graduação da estudante. Uma das principais descobertas apresentadas é que a genética do hospedeiro pode ser considerada um fator de risco ou de resistência para infecção e o desenvolvimento do vírus no organismo.

Os dados foram coletados entre abril de 2020 e maio de 2021, contendo voluntários contatados por meio da mídia tradicional e também indivíduos participantes do programa de reabilitação cardiorrespiratória do Hospital Santa Cruz (HSC). A média de idade dessas pessoas é de 45 anos, sendo 63% mulheres e 37% homens. Elas responderam a um questionário com informações pessoais e sobre os sintomas percebidos durante o ciclo da doença.

LEIA MAIS: Cevs intensifica vigilância para identificar possível entrada da variante Ômicron no RS

Publicidade

O sintoma citado com mais frequência foi a cefaleia (dor de cabeça), enquanto o menos frequente foram as erupções cutâneas (manchas e bolhas na pele). Chama a atenção, ainda, a diferença entre os sexos: nos homens são mais comuns as manifestações que sugerem a doença, como febre, tosse e falta de ar. Já nas mulheres, os sintomas neurológicos, como dor de cabeça e perda de olfato e paladar, se sobressaíram.

Outro ponto de destaque diz respeito às comorbidades: mais de 70% das pessoas que contraíram a doença e precisaram de internação possuíam pelo menos um fator de risco, com predominância da obesidade. Entre os homens hospitalizados, 80% eram obesos. O tempo médio de internação foi de 10,5 dias, e todos os pacientes que permaneceram por um período superior a esse tinham pelo menos uma comorbidade. Foram relevantes também a hipertensão arterial, problemas cardiovasculares e diabetes.

LEIA MAIS: Por determinação judicial, homem se vacina e poderá voltar a conviver com a filha

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.