Começou neste sábado, 11, a pesquisa que estimar a quantidade total de casos da Covid-19 em Santa Cruz do Sul. Foram aplicados mais de 200 testes rápidos para detecção da doença e todos tiveram resultado negativo. O trabalho segue neste domingo, 12. A expectativa é examinar, ao longo do fim de semana, 500 moradores de diversas partes do município.
O levantamento, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), com apoio de 11 universidades, entre elas a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), tem abrangência estadual e procura entender, também, como ocorre a disseminação da doença no território do Rio Grande do Sul. Além de aplicar os testes rápidos, os pesquisadores fazem uma entrevista com os examinados.
LEIA MAIS: 500 testes rápidos vão ser aplicados em Santa Cruz no fim de semana
Publicidade
São visitadas casas escolhidas aleatoriamente. Como a Covid-19 se manifesta de forma diferente em cada pessoa, muitos podem estar infectados pelo novo coronavírus e nem apresentar sinais, ou ter sintomas leves, sem necessidade de atendimento médico. Atualmente, somente nos casos mais graves são feitos exames laboratoriais para confirmar a doença.
Em Santa Cruz do Sul, a pesquisa deve aplicar 4,5 mil testes no total. O trabalho é feito por 25 voluntários, entre profissionais e estudantes da área da Saúde. Eles estão devidamente identificados e receberam treinamento e EPIs para garantir a segurança dos entrevistados e deles próprios.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.