É difícil colocar no papel todas as funções desempenhadas por Marcos “Natureba” Iser, 45. Personal chef, professor de culinária vegetariana, consultor de cozinhas profissionais e permacultor, o cachoeirense radicado em Santa Cruz do Sul faz, sobretudo, ativismo ambiental na panela. Através da compra de alimentos sazonais diretamente de feiras orgânicas e da mescla de novas texturas e sabores vegetarianos, ele desenvolve seu trabalho há duas décadas inspirado por um único resultado: o bem-estar. “É um escolha de consciência, de consumo responsável e também de economia. A pessoa precisa comer e se sentir bem.”
E para traduzir em sabor a proposta de optar por alimentos não industrializados, ele buscou diversos cursos e formações. Dentre eles estão os de culinária indiana, japonesa, chinesa, culinária vitalizante (técnicas do vegetarianismo) e Alimentação Viva. “Você não precisa ser vegetariano para aprender a se alimentar de forma mais natural. O vegetarianismo é uma consequência, mas o principal é dar-se conta de que a alimentação está diretamente ligada ao comportamento humano.”
Foto: Rodrigo Assmann
Publicidade
PÉ NA ESTRADA
O Natureba não é músico, mas vive com o pé na estrada. É curso em Santa Catarina, consultoria no Rio de Janeiro e outras tantas atividades no Espírito Santo, Paraná, São Paulo e também no Rio Grande do Sul. Na esteira dessas andanças, um dos trabalhos que mais o recompensam são as aulas particulares de culinária vegetariana.
Trata-se de uma consultoria desenvolvida a domicílio. Voltada à necessidade da reeducação alimentar dos alunos – que muitas vezes são uma família inteira –, a atividade desenvolve talentos gastronômicos no conforto de sua cozinha. “Faço um estudo sobre a rotina daquelas pessoas e, a partir de então, monto uma nova proposta de alimentação que elas mesmas estarão aptas a fazer.”
Publicidade
Outro trabalho que faz questão de comentar é o Curso de Especialização em Gastronomia Vegetariana pela Associação Brasileira de Yoga Antigo (Abyoga), em Garopaba (SC). Em formato de imersão, o chef ministra aulas no total de 50 horas para pessoas dispostas a adotar, em suas refeições diárias, pratos coloridos, diferentes texturas e uma experiência gastronômica temperada com um ingrediente todo especial chamado “saúde”.
PERSONALIDADE
O segredo de um chef transcende a receita. Ele também está na personalidade, no sabor e na criatividade do prato a ser elaborado. Aliás, é justamente a possibilidade de testar outros elementos que faz da comida vegetariana uma explosão de sabores. “Eu pesquiso muito, proponho novidades e o resultado é a originalidade. É claro que nem todas as pessoas vão gostar de todos os pratos. Que bom! Isso se chama diversidade.”
Publicidade
Aos que quiserem adotar a sustentabilidade na cozinha, Natureba dá a deixa. Basta dar uma espiadinha em seu blog ou no próprio Facebook. Por lá, os internautas podem conferir receitas, dicas de temperos e um resumo dos trabalhos que esde ativista realiza Brasil afora. Contatos com Marcos também podem ser feitos pelo e-mail marcosnatureba@gmail.com ou pelo telefone 9839 3121.
This website uses cookies.