Palco de grandes eventos, Santa Cruz do Sul sediou, entre os dias 4 e 22 deste mês, mais uma Christkindfest. Nesse período, a magia do Natal tomou conta das ruas, especialmente no entorno da Praça Getúlio Vargas, onde foram montadas a Vila e a Casa do Noel e houve várias apresentações de espetáculos. Ao longo da Marechal Floriano, ocorreram os três desfiles temáticos de Natal, que proporcionaram ao público um show de luzes e de arte.
E essas apresentações foram possíveis não só pelo empenho dos organizadores, mas especialmente pela atuação e dedicação de inúmeros artistas, que literalmente deram vida aos personagens. Os desfiles deste ano, conforme o diretor artístico, Sergio Ávila, responsável por criar, desenvolver e construir a temática juntamente com a coordenação, contaram com a participação de 370 figurantes, distribuídos em oito carros alegóricos e alas diversas.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: A casa de Santa Cruz que se “veste” de Natal
Publicidade
É justamente para valorizar essas pessoas que a Gazeta do Sul conta um pouco mais sobre a vida de algumas delas. Com a ajuda da coordenação, foram selecionados quatro personagens – eles falam sobre suas participações e impressões quanto à data.
Comissão de frente
A Comissão de Frente do desfile teve direção coreográfica de Junior Soares e contou com oito integrantes no total. São eles: Dudu Oliveira, José Ramos, Denior Michael, Wuésley Suanes, Juan Gabriel Sagastume, Wiliam Carrera, Gabriel Bellga e Gabriel Souza. Além deles, houve a participação especial do estudante João Vitor Gomes Sehn, que por vários anos interpretou o Papai Noel mirim nos desfiles de Natal.
Nessa edição, ele interpretou um pequeno guardião que se transformava em Fritz. João Vitor também apresentou a bandeira do Rio Grande do Sul durante as coreografias, como forma de homenagear o Estado e os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Especial de Natal: Tempo de renovação
Gabriel Bellga, anjo da neve
Comissão de Frente “Anjos da Neve protetores da paz”
O professor de danças Gabriel Bellga, 27 anos, de Vera Cruz, integrou a Comissão de Frente dos desfiles de Natal da Christkindfest pelo quarto ano. Primeiro de 2017 a 2019 e agora neste ano. Para ele, participar da comissão que abre o desfile é uma responsabilidade porque “traz o início de uma história”.
Publicidade
“A gente precisa impactar o público e despertar a curiosidade nas pessoas para o que elas seguirão assistindo”, evidencia. Para Gabriel, “trabalhar com o lúdico, com o Natal e com as pessoas é maravilhoso”. Observa que espetáculos como esse proporcionam aos adultos uma experiência que talvez não tenham vivido na infância, e às crianças, um momento de magia e encantamento”.
LEIA TAMBÉM: Guia Vip de Natal: o que dar de presente?
Além dos desfiles, Gabriel interpretou o Duende Feliz nos espetáculos da Vila do Noel. Com nove anos dedicados à dança, é um dos fundadores do grupo TAG Company, de Santa Cruz, que oferece bolsas para crianças em situação de vulnerabilidade fazerem aulas de dança. “O grupo foi criado há cinco anos e tem o propósito de oferecer uma nova perspectiva para as crianças por meio da dança”.
Publicidade
Gabriel ressalta que Santa Cruz tem muitos artistas à espera de uma oportunidade e há potencial no município para seguir investindo em espetáculos em demais datas comemorativas do ano, além de Natal e Páscoa.
Gabriel Souza, anjo da neve
Comissão de Frente “Anjos da Neve protetores da paz”
O DJ e produtor de eventos Gabriel Souza, 31 anos, de Cachoeira do Sul, foi convidado para produzir e coordenar os espetáculos da Vila do Noel, que ocorreram na Praça Getúlio Vargas. A convite de Junior Soares, responsável pelo espetáculo de Natal e diretor da TVS Play, para a qual atua como influenciador, Gabriel trabalhou com uma equipe de 40 pessoas – entre profissionais e personagens.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Bernardo é o nome mais escolhido para bebês em Santa Cruz em 2024; veja a lista
“Além de organizar os personagens, o som e a iluminação, recebi o desafio de participar da Comissão de Frente dos desfiles e fazer a coreografia como um dos Anjos da Neve”, disse. Ele conta que sempre teve vontade de participar de espetáculos e vivenciar o Natal, mas, em função do seu trabalho com animação de eventos, não conseguia conciliar a comemoração da data na vida pessoal. “Foi emocionante pra mim, porque eu sempre gostei muito desse espírito de Natal e agora pude viver isso de perto”, informou.
Gabriel disse que os Anjos da Neve tinham como tarefa proteger o miniguardião até ele se transformar em Fritz. Também adiantou que pretende seguir participando no próximo ano e, inclusive, tem projetos para espetáculos em fevereiro ou março em Santa Cruz.
Amanda de Azevedo e Souza, Duende Lili
A pedagoga e monitora escolar Amanda de Azevedo e Souza, 24 anos, de Vera Cruz, interpretou um dos cinco duendes brincalhões nos desfiles temáticos. Intercalando coreografia e interação com o público, ela deu vida para a Duende Lili e considerou “mágica” a experiência. “Poder alegrar as crianças e os adultos e ver a reação deles foi muito bom, cada dia foi uma nova aventura. Eu fico muito grata de ter feito parte disso e ajudar a espalhar a alegria, com palavras e gestos”, disse ela.
LEIA TAMBÉM: Natal do Bem leva alegria às crianças do Bairro Várzea
Segundo observa, os duendes cumpriram o papel de alegrar os desfiles e a Vila do Noel. “Eles eram os brincalhões da Vila. E ver as pessoas parando para tirar fotos com a gente foi uma experiência muito bonita também.” Ela pretende seguir participando das próximas edições dos desfiles.
María Luana Oubiña de Lara, doceira Mel
A argentina María Luana Oubiña de Lara, 22 anos, moradora de Santa Cruz desde os 6, fez sua estreia na programação da Christkindfest interpretando a doceira Mel nos desfiles de Natal. Sua personagem, como ela própria define, gosta de dar e receber abraços e ser amorosa com as crianças. E é justamente isso que procura fazer também na vida pessoal.
“A forma como ela se portava com as crianças e com os pais, falante e risonha, deixando todos à vontade, me encantou”, destacou. María observa que, particularmente, gosta de arte e de se doar a tudo o que faz.
LEIA TAMBÉM: Saúde cardiovascular em temperaturas altas: o que você precisa saber?
Além dos três desfiles de Natal, ela participou dos espetáculos A Fabulosa Fábrica de Doces do Noel e Fritz e Frida no Conto de Natal – nesse último interpretou a personagem Boneca de Pano. “Me sinto muito agradecida de ter feito parte desses espetáculos; foi muito gratificante ter contato com as crianças nesse mundo de Papai Noel e doces. Pretendo seguir participando”, garantiu.
Antes dos eventos natalinos, María havia participado dos desfiles de Carnaval e da Oktoberfest. Por ser falante e gostar de interagir, disse que aproveitou a oportunidade e o convite recebido de amigos para participar. “Por uns cinco anos também participei de grupos de dança. Meus amigos desse meio me chamaram, pois sabiam que eu gostaria do personagem”, contou.
María trabalha na área de atendimento ao cliente e nas horas vagas faz trabalhos artísticos, de forma esporádica, para empresas de animação e para o grupo de danças TAG Company, de Santa Cruz.