Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VISITA FREQUENTE

Período intenso de chuva aumenta a presença de sapos; saiba o que fazer

Foto: Pixabay

O aparecimento de sapos se torna bastante comum com o intenso período de chuva registrado nos últimos dias na região. Contudo, não é só a instabilidade que favorece a presença dos anfíbios. O início da primavera é a época de acasalamento da espécie e, por isso, ficam mais ativos, como explica o biólogo Andreas Koehler, professor do Departamento de Ciências da Vida da Unisc.

LEIA TAMBÉM: Setembro já é o mês mais chuvoso da história em Santa Cruz

“É a atividades deles e não pode se fazer nada, a não ser levá-los de volta para a natureza. Os vertebrados são protegidos por lei. Não existem armadilhas com sal ou repelentes. Também não se pode matá-los. Ainda, é importante lembrar que os sapos são importantes predadores de insetos e pragas”, salienta.

Publicidade

Cuidado com o muco

Koehler ainda reforça que as espécies de sapos existentes no Sul do país não são venenosas para humanos, apenas para fungos e bactérias. No entanto, é preciso ter cuidado com o muco da pele do animal. “Se for pegar o sapo na mão para colocar para fora de casa, por exemplo, é preciso lavar logo e bem a mão devido ao muco que se solta e pode ser prejudicial”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Excesso de umidade e granizo provocam mais perdas na lavoura de tabaco

O mesmo ocorre com os pets. “Quando um cachorro pega um sapo na boca para brincar, o muco do sapo começa a espumar. E essa espuma, se o cachorro não soltar o anfíbio, pode provocar doenças respiratórias e levá-lo à óbito. Então não é o veneno do sapo que mata, é o muco que ele solta”, explica.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.