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Perdeu documentos? Saiba o que fazer e como se proteger de golpes

Documentos perdidos podem revelar informações pessoais e causar sérios problemas se caírem nas mãos de criminosos. Mas quando esse imprevisto acontece, é possível evitar golpes e fraudes seguindo orientações estratégicas. A campanha “Sempre Alerta”, da Serasa, tem o objetivo de ajudar os brasileiros a identificar ações fraudulentas e se proteger do uso criminoso dos dados pessoais.

O tópico “Teve seus documentos perdidos?” apresenta as principais medidas a serem tomadas para evitar que documentos como Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, Passaporte e Certidão de Nascimento virem ferramentas para os golpistas. Esses documentos contêm informações como data de nascimento, nome dos pais, números de RG e CPF, cidade natal, digital e foto, que permitem aos criminosos modificar cadastros, abrir contas, fazer empréstimos e solicitar cartões de créditos, entre outras infrações.

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A partir do CPF, por exemplo, vários tipos de golpes podem ser aplicados. Um dos mais frequentes é a obtenção de crédito, quando o criminoso contrata empréstimo ou financiamento em nome da vítima. Na maioria dos casos a pessoa lesada só descobre quando já está com o nome sujo. Outra fraude, de contratação de serviços, ocorre quando o golpista constrói uma identidade falsa para ludibriar empresas de telefonia, serviços, varejo e financeiras, por exemplo. Também é comum o uso de documentos roubados para a emissão de cartão de crédito, o que geralmente é descoberto só quando as vítimas precisam checar a situação do CPF e descobrem que estão negativadas.

Após dar falta de um ou mais documentos, respire fundo e tome imediatamente quatro medidas fundamentais para evitar prejuízos maiores:

  1. Boletim de ocorrência: na delegacia de polícia mais próxima ou pela internet faça um BO relatando o ocorrido. Se surgir algum problema devido ao uso inadequado dos dados, você poderá comprovar que não estava mais com a documentação.
  2. Bloqueio dos cartões e cheques: entre em contato com o banco para bloquear cartões e cheques perdidos, além das contas e meios de acesso a movimentações bancárias, como a chave do Pix.
  3. Registro na Polícia Federal: obrigatório quando o passaporte é perdido, deve ser feito logo após o BO. Acesse o site da Polícia Federal e se informe sobre como formalizar o registro.
  4. Segunda via dos documentos: após registrar o BO, solicite a segunda via dos documentos nos órgãos correspondentes. Em alguns casos, será necessário ir até o local para obter o serviço. Procure se informar sobre o procedimento correto para programar cada passo do processo.

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Outras dicas para proteger dados e documentos

  • Nunca carregue a senha junto com os cartões.
  • Não use caixas eletrônicos com avarias ou saliências, pois podem ter sido adulteradas para copiar senhas.
  • Evite circular com mais de um documento de identificação ao mesmo tempo.

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