Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Pacientes que necessitam de cuidados prolongados serão transferidos para hospitais menores

Foto: Reprodução/Facebook

Hospital Beneficente Vale do Sol

Os hospitais Dr. Anuar Elias Aesse, de Boqueirão do Leão, Municipal Dr. Aderbal Schneider, de Salto do Jacuí, e Beneficente Vale do Sol estão entre os 25 de pequeno porte (HPPs) do Estado, atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que passarão a receber pacientes que precisam de cuidados prolongados e hoje ocupam leitos em estabelecimentos de referência para Covid-19.

A medida foi anunciada pelo governador Eduardo Leite em live nessa quinta-feira, 13. Segundo o governador, a medida possibilitará a abertura de mais vagas em hospitais de referência para a Covid-19. As instituições receberão a transferência de pacientes que estão nas enfermarias ou prestes a receber alta da UTI, evitando assim o risco de contaminação.


Para viabilizar a utilização desses leitos, publicou-se na última segunda-feira a Portaria nº 2.012/20, do Ministério da Saúde. Ela prevê o repasse de recursos na ordem de R$ 16,6 milhões aos HPPs. A iniciativa faz parte das medidas de combate à pandemia do novo coronavírus.

Publicidade

Em um primeiro momento, ficarão à disposição 965 vagas dos 25 HPPs gaúchos, que possuem de 31 a 49 leitos clínicos. Os estabelecimentos enquadrados nessa portaria não poderão prestar atendimento para pacientes com Covid-19. Além disso, todos os leitos no estabelecimento hospitalar de pequeno porte deverão ser destinados para cuidados prolongados e disponibilizados à Central de Regulação do Estado.

LEIA MAIS: CONFIRA A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.