Cultura e Lazer

Pelo mundo: pense em um lugar lindo; é a Toscana!

Pense em um lugar lindo, que você vai visitar e nunca mais vai esquecer! Estamos falando da bela e velha Toscana, um verdadeiro paraíso italiano que, ao norte, é delimitado pelos Montes Apeninos, e, ao sul, pelo Mar Tirreno. A região, repleta de campos de flores, planícies verdes e montanhas cobertas de ciprestes que balançam ao vento, e inúmeras construções medievais, dá ideia de como é a Toscana, berço de grandes nomes da história, como, por exemplo, Michelangelo, Dante Alighieri e Galileu Galilei.

A Toscana é a sede administrativa do Arquipélago Toscano, e uma das principais ilhas é a Ilha de Elba. Trata-se de uma das maiores regiões italianas em território e número de habitantes. É o refúgio preferido de quem deseja ficar longe dos holofotes e, por isso, abriga mansões construídas por empresários ricos e gente famosa. Assim, a Toscana é considerada um dos endereços chiques da Europa.

LEIA TAMBÉM: Um mineirinho que encanta (e ama) Santa Cruz

Publicidade

A região é tão bonita e interessante que serve de cenário para produções do cinema e da televisão. Valem como exemplos o filme Sob o Sol da Toscana, mesmo tendo sido produzido nos Estados Unidos, em 2003. É a adaptação de um romance que fez muito sucesso, de Frances Mayes. E tem ainda a novela Passione, da Globo, que teve cenas gravadas em Florença e cidades vizinhas.

Voltando a falar em viagem, se o turista está interessado na cultura italiana, não pode deixar de conhecer Florença, a capital da Toscana. Berço do Renascimento, Florença é bem servida por um aeroporto internacional e fica a duas horas de trem de Roma. Uma boa pedida é viajar de carro pela zona rural. No trajeto, o visitante pode deslumbrar-se com vinhedos, oliveiras e castelos medievais. Na cidade medieval de San Gimignano, por exemplo, é possível observar 14 torres de pedras intocadas e admirar as obras de arte de grandes pintores florentinos, além, é claro, de provar um delicioso vinho branco produzido exclusivamente nessa cidade.

Para conhecer a Toscana, a melhor opção é começar a viagem pela capital Florença; nada mais lindo do que admirar o pôr do sol nesta maravilhosa cidade italiana
Outra boa pedida é viajar de carro pela zona rural: no trajeto, o visitante pode deslumbrar-se com inúmeros vinhedos e oliveiras

LEIA TAMBÉM: Entre a mitologia e a realidade geopolítica

Publicidade

Siena também é uma ótima atração. Pouco antes de chegar à cidade, as cores das paisagens mudam. As colinas vão perdendo um pouco do manto verde dos bosques e ganham um tom amarelo-brilhante. Seguindo para sudoeste pela Casia, a caminho de Ascino, pode-se visitar Monte Oliveto Maggiore, um monastério do século 14, ao qual se chega atravessando uma torre fortificada. Já na cidade de Pienza, o turista pode atravessar as ruas românticas que têm nomes sugestivos, como a “Rua do Amor” e a “Rua do Beijo”. Pertinho de Pienza está Montepulciano, com palácios e igrejas renascentistas. Não deixe de provar o vinho Nobile de Montepulciano, um tinto refinado típico da região de Siena.

Siena é ótima atração: pouco antes de chegar à cidade, as cores da paisagem mudam; as colinas perdem o manto verde dos bosques e ganham um tom amarelo-brilhante
Na cidade de Pienza, o turista pode atravessar ruas românticas que têm nomes sugestivos, como a “Rua do Amor” e a “Rua do Beijo”

Mas a Toscana também reserva lindas praias. A oeste, a costa do Mar Tirreno tem areia clara e fininha e balneários ideais para a prática de esportes aquáticos. Já para quem prefere badalação, a indicação é a praia de Punta Ala. Em quase todas as praias, a prática de topless é costume. No litoral, ainda é possível visitar o Parque Nacional de Maremma, com 4 mil hectares de florestas, onde a fauna e a flora local estão preservadas.

LEIA TAMBÉM: Heroísmo e luta por justiça

Publicidade

A comida toscana não é apenas baseada em massas. Comem-se muitos pratos à base de caça nessa parte da Itália. Em Florença, você vai encontrar uma “trattoria” em cada esquina. Use o critério universal de seleção: entre nas mais cheias. Pizzarias podem ser grandes decepções, porque, em geral, as pizzas são requentadas e muito pobres em queijo. Quase todos os cardápios incluem três pratos: um antepasto, uma massa e uma carne. Em todos os restaurantes, você vai encontrar gente falando alto, massa feita em casa e preços aceitáveis.

Por todos esses motivos, vale a pena conhecer esse maravilhoso pedacinho da Itália.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.