Cultura e Lazer

Pelo mundo: Japão, um país que merece ser explorado

Pesquisas arqueológicas indicam que pessoas já viviam nas ilhas japonesas no período Paleolítico Superior. A primeira menção escrita do Japão começa com breve aparição em textos históricos chineses do século I. A influência do resto do mundo, seguida por longos períodos de isolamento, tem caracterizado a história do país. O Japão é uma monarquia constitucional unitária com um imperador e um parlamento eleito. 

Também conhecido como Terra do Sol Nascente, é um país arquipélago de 6.852 ilhas, cujas quatro maiores são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, representando em conjunto 97% da área terrestre nacional. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões, como, por exemplo, o pico mais alto japonês, o Monte Fuji. Tem uma das maiores populações do mundo, com cerca de 128 milhões de habitantes. A região de Tóquio é a maior área metropolitana do planeta.

O turista que vai conhecer o Japão não precisa se preocupar em como vai se locomover, pois o país conta com um dos melhores meios de transportes do mundo. A Terra do Sol Nascente se orgulha de sua rede ferroviária em âmbito nacional e o trem-bala é um dos trens mais velozes existentes. Grandes empresas aéreas, assim como de ônibus e barcos, também operam.

Publicidade

Para se hospedar, há um grande número de hotéis em estilo ocidental, que podem ser comparados aos melhores da Europa e dos Estados Unidos. Em estilo japonês, denominados ryokan, oferecem oportunidades de curtirem um ambiente tradicional. Tanto hotéis como ryokans, existem os luxuosos, os econômicos e os bem baratos para atender a todos os gostos.

Diversão é o que não falta no Japão. Há uma variedade infinita de entretenimentos aguardando pelos turistas durante todo o ano. As artes tradicionais, como o teatro kabuki, noh e bunraku (teatro de marionetes), assim como o artesanato e até mesmo o esporte, cada vez mais mostram que o país é um museu de arte de valor inestimável, preservado com zelo e beleza peculiares há mais de 2 mil anos. O gênero moderno inclui espetáculos de dança femininos, concertos, dramas e filmes atuais. 

Vasos de cerâmicas são muito populares no Japão. Atualmente, muitos turistas visitam os centros de produção de cerâmicas mais famosos para apreciar o seu processo de fabricação. Ao longo de sua história, o Japão formou uma cultura típica. Tradições antigas sobrevivem nos dias atuais. Aspectos culturais são de grande interesse para os visitantes estrangeiros. Aulas rápidas de ikebana ou arranjo de flores, cerimônia do chá e artesanato de cerâmica estão disponíveis mediante o pagamento de pequenas taxas. Visita a museus e galerias de arte são também altamente instrutivos para os turistas interessados na cultura. 

Publicidade

A cozinha japonesa é muito apreciada pelos brasileiros. Nada melhor do que experimentar a culinária local em seu país de origem. Existem restaurantes para todos os bolsos. E as compras são um prazer no Japão, que oferece uma grande variedade de opções aos clientes, desde artigos tradicionais a produtos ultramodernos. 

Pelo mundo: de pântano salgado a poderosa república

O Japão é realmente o país das festas populares. Todas as grandes cidades e pequenas vilas possuem as suas. Muitas delas têm origem num passado distante e algumas são relativamente recentes. As festas ocorrem não só numa estação do ano, mas durante todo o ano, de modo que, independentemente da época escolhida, o turista poderá certamente assistir a muitos festejos.  

Publicidade

O clima japonês apresenta uma clara diferenciação entre as estações e sofre a influência de massas de ar frias vindas da Sibéria no inverno, bem como de massas de ar quentes do Pacífico no verão. Os tufões são comuns entre o término do verão e o início do outono. O país pode ser dividido em quatro regiões climáticas: a de Hokkaido, de clima subártico; a da costa do Pacífico, temperado; a da costa do Mar do Japão, mais chuvoso; e o da região sudoeste, subtropical.

As diferenças entre as estações do ano mostram-se da seguinte maneira: o inverno, que vai de dezembro a fevereiro, é seco e tem regularmente sol e não é tão severo, exceto no extremo norte. Apresenta um ar seco e suave, geralmente ensolarado com um céu azul. Esqui e patinação podem ser desfrutados em muitos locais nas vizinhanças de estações de águas termais. O Natal e o Ano-Novo são celebrados em todo o país com cerimônias religiosas e eventos tradicionais. 

A primavera (março a maio) é uma das melhores épocas para visitar o Japão. É caracterizada pelo florescer das cerejeiras, que pode ocorrer durante toda a estação, conforme as condições climáticas de cada região. Primavera é época de renovação da natureza e isso se reflete também no espírito das pessoas. Nessa época, as crianças são especialmente homenageadas.

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.