Para quem curte frio e aconchego, um destino a ser considerado é Campos do Jordão, cidade encravada no Vale do Paraíba, em São Paulo. Nesta época do ano, as temperaturas abaixo de zero predominam nas madrugadas, abrindo caminho para manhãs cobertas de geadas. Turistas enchem as ruas de uma das cidades de inverno mais visitadas do Brasil em busca de descontração, frio e agito da alta temporada.
Lareira, bebidas quentes e dezenas de opções gastronômicas esperam pelo visitante. O Festival Internacional de Inverno espalha música pela cidade nas principais igrejas, ao ar livre na Praça de Capivari, no Auditório Cláudio Santoro e no Palácio da Boa Vista. Um bom vinho e um fondue complementam a visita à serra paulista.
LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: a terra prometida
Publicidade
O famoso Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão acontece em julho e é considerado o mais importante evento de música clássica da América Latina. Entre as atrações nacionais estão as orquestras, conduzidas por prestigiados regentes e acompanhadas por conceituados solistas de renome internacional.
Campos do Jordão está localizada na Serra da Mantiqueira, a 180 quilômetros da capital, São Paulo. Considerada a cidade mais alta do Brasil, tem variados passeios em meio à natureza. No ar puro da montanha em uma cidade de pouco mais de 52 mil habitantes, as temporadas de inverno são o ponto alto. Na primavera e no verão, as temperaturas agradáveis e o colorido da natureza são convidativos para dias de sossego, paz e aconchego. A cidade está inserida no Circuito Turístico Mantiqueira, composto por sete cidades: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier, este distrito de São José dos Campos, situada na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM: Utah e Arizona, EUA: paisagens esculpidas pela água e o vento
Publicidade
Em Campos do Jordão, uma dica é andar de teleférico e chegar ao topo do Morro do Elefante, em altitude de 1,8 mil metros. Construído em 1972, foi o primeiro a entrar em operação no Brasil. Outra sugestão é conhecer o Museu Felícia Leirner, o único museu a céu aberto do Brasil. Nas dependências do Auditório Cláudio Santoro, estão abrigadas cerca de cem esculturas de bronze e granito, em perfeita harmonia com a natureza. Há também o Museu da Xilografia, com obras de mais de 400 xilógrafos. Para a criançada, um bom momento é conhecer o Parque da Floresta Encantada, espaço temático infantil com casas de vários personagens que habitam o imaginário dos pequeninos.
Com rico acervo cultural e artístico, o Palácio da Boa Vista é a residência oficial de inverno do governador de São Paulo e abriga esculturas e pinturas de artistas famosos. Um passeio imperdível é pegar o trem no centro de Capivari, na Estação Emílio Ribas, e ir até a estação Eugenio Lefévrè, em Santo Antônio do Pinhal.
LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: o país que a novela ‘O Clone’ apresentou para o Brasil
Publicidade
Aos apaixonados por cerveja, a cervejaria Baden-Baden abre sua fábrica aos visitantes para conhecer todo o processo de fabricação artesanal. E deve-se reservar tempo ainda para visitar o complexo Ducha de Prata, para um momento de distração e descontração de toda a família. O turista pode tomar banhos muito frios nos diversos jatos de água provindos da canalização da cachoeira. O lugar oferece ampla infraestrutura, com lanchonetes, comércio de artesanato e de chocolate.
No centro do Capivari; a Baden-Baden oferece várias cerveja e pratos alemães No complexo Ducha de Prata, banhos e ampla infraestrutura, com lanchonetes Capivari abriga lojas de grandes grifes, além de cafeterias e outros atrativos
Ainda que o apelo de Campos do Jordão esteja em torno do frio e do clima típico de outono e inverno, a cidade e toda a região podem constituir um destino interessante até mesmo para os gaúchos, pelas belezas naturais e riquezas culturais e artísticas de viés histórico.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!