A menos de cem dias das eleições municipais de outubro, de um universo de 21 prefeitos das regiões do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra que podem concorrer à reeleição, dez já estão confirmados como pré-candidatos. Outros oito estão na lista dos casos indefinidos e três decidiram que não irão concorrer. Além destes, oito estão na segunda gestão consecutiva e, portanto, não podem se candidatar.
Encruzilhada do Sul, Gramado Xavier e Tunas não terão candidato à reeleição. A prefeita de Encruzilhada, Laíse Souza (PDT), ressaltou que a decisão está relacionada à sua insatisfação com a política. “Entendo que a cidadania não caminha com a política”, observou, acrescentando que precisa trabalhar para o partido – que dá o cargo –, mas gostaria de trabalhar para todos.
Em Gramado Xavier, o prefeito Airton Berté (PT) não concorrerá, pois, conforme o vice-prefeito Zeca Lemos (PP), a coligação fez acordo para que o partido do vice indique o candidato. E o PP já definiu como pré-candidato Claucir Maffi, que foi vice de 2001 a 2004.
Publicidade
Outro que não vai buscar a reeleição é o prefeito de Tunas, João Edemilson Schmitt (PP). Ele afirma que está com problemas de saúde e há muito tempo na política – 20 anos. Em Candelária, o prefeito Paulo Butzge concorre para tentar o segundo mandato, mas por outro partido. Ele deixou o PMDB e ingressou no PSB em setembro do ano passado, tornando-se adversário de sua antiga sigla.
VEJA A LISTA COMPLETA DA SITUAÇÃO DOS PREFEITOS
NA GAZETA DO SUL DESTA SEGUNDA-FEIRA
Publicidade
This website uses cookies.