O temporal registrado na noite de terça-feira deixou milhares de residências sem energia elétrica, em Santa Cruz do Sul e em municípios vizinhos. A concessionária RGE Energia trabalha para restabelecer o serviço, mas a demora no atendimento vem afetando os moradores, em especial da zona rural. Na manhã dessa sexta-feira, cerca de 14 mil casas ainda estavam sem luz no Vale do Rio Pardo. Dados atualizados pela RGE na manhã deste sábado, 20, apontam que o número caiu para 9 mil imóveis sem energia.
LEIA TAMBÉM: “Não é possível estabelecer um prazo definitivo para o retorno da energia”, diz representante da RGE
Os fortes ventos daquela noite derrubaram árvores e também diversos postes da rede elétrica, como na Travessa Kipper, em Linha Pinheiral. A moradora Claudete Konzen, 58 anos, lamenta a situação, pois sua mãe, de 80 anos, está acamada em casa. Sem energia, os aparelhos que a aposentada necessita usar para sua saúde não funcionam. “No domingo, faltou luz e uma equipe deles [RGE] veio arrumar na terça, mesmo dia em que deu o temporal e causou o problema de novo. Desde então, estamos sem luz”, lamenta.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil de Santa Cruz executa ações de recuperação pelo interior
O vizinho Lucas André Kessler, 26 anos, ressalta que há muitas árvores próximas aos cabos de alta tensão que acabam estragando os fios em dias de forte vento. “Solicitamos à RGE para que fizessem podas nas árvores, mas eles não fizeram. Falaram que era responsabilidade do proprietário do imóvel.” Diversos protocolos de atendimento com a empresa foram realizados pelos moradores.
As consequências do temporal também afetam Rio Pardinho. Thiago Nery, 26 anos, explica que há duas semanas existe o problema de oscilação na luz. “Na terça-feira saiu totalmente, em algumas partes da região. Pedimos uma solução rápida.” O problema é registrado em Linha Zingler, Travessão Dona Josefa, Villa Panke, Centenário, Entrada Ficht, Linha Sete e Ponte Velha.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Família que teve casa destruída pelo temporal pede doações
À Gazeta do Sul, a RGE informou que os danos na rede elétrica foram provocados, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento. No pico do temporal, na madrugada de terça para quarta-feira, 714 mil clientes ficaram sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. Conforme a empresa, até este sábado, já foi possível normalizar o fornecimento para 615 mil clientes (86%). A Concessionária ressalta que segue mobilizada para restabelecer o fornecimento aos 99 mil clientes sem energia no menor prazo possível.
A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou de galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a concessionária e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: “Nós somos o Cinturão Verde. O que acontecer com ele vai acontecer conosco”, diz Wenzel no lançamento de movimento
O contato pode ser feito por SMS, enviando uma mensagem com o código do cliente que consta na conta de energia para o número 27350. Demanda por falta de energia também pode ser feita pelo WhatsApp (51) 9 9955 0002, site www.rge-rs.com.br, aplicativo CPFL Energia (disponível para Android e iOS) ou Call Center: 0800 970 0900.
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.