Regional

Pelo menos 9 mil imóveis ainda estão sem energia elétrica na região

O temporal registrado na noite de terça-feira deixou milhares de residências sem energia elétrica, em Santa Cruz do Sul e em municípios vizinhos. A concessionária RGE Energia trabalha para restabelecer o serviço, mas a demora no atendimento vem afetando os moradores, em especial da zona rural. Na manhã dessa sexta-feira, cerca de 14 mil casas ainda estavam sem luz no Vale do Rio Pardo. Dados atualizados pela RGE na manhã deste sábado, 20, apontam que o número caiu para 9 mil imóveis sem energia.

LEIA TAMBÉM: “Não é possível estabelecer um prazo definitivo para o retorno da energia”, diz representante da RGE

Os fortes ventos daquela noite derrubaram árvores e também diversos postes da rede elétrica, como na Travessa Kipper, em Linha Pinheiral. A moradora Claudete Konzen, 58 anos, lamenta a situação, pois sua mãe, de 80 anos, está acamada em casa. Sem energia, os aparelhos que a aposentada necessita usar para sua saúde não funcionam. “No domingo, faltou luz e uma equipe deles [RGE] veio arrumar na terça, mesmo dia em que deu o temporal e causou o problema de novo. Desde então, estamos sem luz”, lamenta.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil de Santa Cruz executa ações de recuperação pelo interior

O vizinho Lucas André Kessler, 26 anos, ressalta que há muitas árvores próximas aos cabos de alta tensão que acabam estragando os fios em dias de forte vento. “Solicitamos à RGE para que fizessem podas nas árvores, mas eles não fizeram. Falaram que era responsabilidade do proprietário do imóvel.” Diversos protocolos de atendimento com a empresa foram realizados pelos moradores. 

As consequências do temporal também afetam Rio Pardinho. Thiago Nery, 26 anos, explica que há duas semanas existe o problema de oscilação na luz. “Na terça-feira saiu totalmente, em algumas partes da região. Pedimos uma solução rápida.” O problema é registrado em Linha Zingler, Travessão Dona Josefa, Villa Panke, Centenário, Entrada Ficht, Linha Sete e Ponte Velha.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Família que teve casa destruída pelo temporal pede doações

O que diz a RGE

À Gazeta do Sul, a RGE informou que os danos na rede elétrica foram provocados, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento. No pico do temporal, na madrugada de terça para quarta-feira, 714 mil clientes ficaram sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. Conforme a empresa, até este sábado, já foi possível normalizar o fornecimento para 615 mil clientes (86%). A Concessionária ressalta que segue mobilizada para restabelecer o fornecimento aos 99 mil clientes sem energia no menor prazo possível. 

A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou de galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a concessionária e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: “Nós somos o Cinturão Verde. O que acontecer com ele vai acontecer conosco”, diz Wenzel no lançamento de movimento

O contato pode ser feito por SMS, enviando uma mensagem com o código do cliente que consta na conta de energia para o número 27350. Demanda por falta de energia também pode ser feita pelo WhatsApp (51) 9 9955 0002, site www.rge-rs.com.br, aplicativo CPFL Energia (disponível para Android e iOS) ou Call Center: 0800 970 0900.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.