Categories: Política

Pela primeira vez, Lula faz pronunciamento sobre denúncias

Após a denúncia feita pelo Ministério Público Federal, na tarde de quarta-feira, 14, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez o seu primeiro pronunciamento ao vivo. Durante a fala, ele demonstrou estar bastante emocionado e chegou a chorar. A coletiva estava prevista para as 13 horas, mas, começou com trinta minutos de atraso. Além de Lula, outros sete investigados foram denunciados por corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato. 

O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da operação, classificou Lula como “comandante máximo de esquema de corrupção”. Dallagnol também acusa o ex-presidente de ter recebido pelo menos R$ 3,7 milhões em propinas. 

Durante o pronunciamento, Lula afirmou ter a consciência tranquila. Enquanto discursava, pessoas que estavam acompanhando o momento no local gritaram em coro “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”. Ele também relacionou o caso do Partido dos Trabalhadores com a Escola Base, que ocorreu em 1994 em São Paulo e marcou a imprensa do país. O ex-presidente afirmou que irá manter o bom humor, “porque eu me conheço. Eu sei para onde eu vou, e sei quem me ajudou a chegar onde eu cheguei. Sei quem quer que eu saia.”

Publicidade

Lula comentou que não espera que ninguém seja condenado pela imprensa,”como condenaram a Escola Base de São Paulo, que até hoje não se recuperou. Acusando um cidadão inocente.” Após a declaração, o ex-presidente afirmou que o Partido dos Trabalhadores é “demonalizado” pela imprensa, desde 2005. “Quem é que nós vamos criminalizar pela manchete? Quem é que nós vamos demonalizar? Está acontecendo isso desde 2005. O PT é tido como um partido que tem que ser extirpado da história política brasileira,” afirmou. 

DILMA

Publicidade

Em seu pronunciamento, Lula também relacionou o seu governo com o de Dilma Roussef. De acordo com o ex-presidente, ele foi vítima da mesma tentativa que tirou sua sucessora do poder. Lula citou, também, o ex-presidente Luiz Fernando Henrique Cardoso e a oposição como pessoas que sempre acreditaram no fracasso do Partido dos Trabalhadores.

“Eu digo que o FHC naquela ocasião (nas eleições de 2002), preferia mais que eu ganhasse do que o Serra (José Serra, então candidato pelo PSDB). A tese dele era que o operário vai ganhar, vai ser um fracaso absoluto e vai gritar: ‘volta, volta,” afirmou Lula. 

Para Lula, é a segunda vez em que tentam tirar um presidente do Partido do Trabalhadores do poder. “Quando começamos a dar certo na Presidência, tentaram fazer o que fizeram em 2005 com a Dilma agora, com o tratamento de uma parcela da mídia brasileira e uma parcela no judiciário,” falou. 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.