Colunistas

Pedro Garcia: cala a boca já morreu

A epidemia de desinformação desencadeada pela campanha presidencial é um problema grave e que requer enfrentamento, mas isso não pode servir de pretexto para o cerceamento ao jornalismo profissional, como ocorreu em decisões recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Jornalistas não são imunes ao erro e devem responder por abusos, mas a legislação dispõe de mecanismos apropriados para isso e esses não incluem a censura prévia, que afronta a Constituição e, se naturalizada, representa uma séria ameaça ao regime democrático.

Por sinal…

Talvez ainda mais grave seja o apoio ou, no mínimo, o silêncio de parte da população quando a censura atinge o grupo político com o qual não simpatiza. Deixa de ser uma questão de princípio e passa a ser torcida pura e simples.

Nada decidido

Quem diz que a eleição está decidida, mente ou se ilude. São muitos os indicativos de um acirramento tanto na disputa presidencial quanto na corrida para governador. Os favoritismos que saíram do primeiro turno não são irreversíveis e qualquer resultado é possível.

Publicidade

Não vem

Onyx Lorenzoni (PL) cancelou a visita que faria à 37ª Oktoberfest neste domingo, 23.

E agora?

Uma das expectativas para a próxima semana é quanto à posição da prefeita Helena Hermany (PP) em relação ao cenário estadual. Por enquanto, Helena só abriu voto para Jair Bolsonaro. O PP formalizou apoio a Onyx, mas parte das lideranças resolveu se alinhar a Leite.

Entrevistas

Na última semana da campanha, a Gazeta vai entrevistar os candidatos a governador. As entrevistas serão ao vivo na Rádio Gazeta FM 107,9. Eduardo Leite (PSDB) falará na tarde de segunda-feira, 24, e Onyx Lorenzoni (PL) na manhã de quarta, 26. O compilado estará na Gazeta do Sul de quinta-feira, 27.

Publicidade

VEJA MAIS TEXTOS DO COLUNISTA PEDRO GARCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.