A Câmara de Vereadores, representada pelo presidente Gerson Trevisan (PSDB), entregou ao governador Eduardo Leite duas solicitações referentes ao município de Santa Cruz do Sul. A conversa aconteceu na solenidade de assinatura do início das obras de duplicação da RSC-287, realizada nessa quarta-feira, 6.
Trevisan pediu ao Governo do Estado que dê sequência à municipalização de dois trechos da RSC-471, entre Santa Cruz do Sul e Rio Pardinho. O primeiro, de 2,7 quilômetros fica entre os quilômetros 103 a 105,7, na Ponte do Fuelber e a Igreja Imigrante, no trecho urbano do distrito de Rio Pardinho. Já o segundo fica entre os quilômetros 114,5 e o 116,5, no início da reta do Rio Pardinho e o entroncamento da RSC-287.
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Desta forma, os serviços de manutenção do trecho a ser municipalizado serão de responsabilidade da Prefeitura de Santa Cruz. Na justificativa do projeto está o crescimento da localidade, com uma grande parcela da população residindo nestas áreas. “A municipalização dará ao município a oportunidade de atender de forma mais eficiente em relação à manutenção e controle viário do trecho, proporcionando maior segurança na área”, cita.
O presidente Gerson Trevisan cita que esta é uma demanda da comunidade que vai ser muito importante para melhoria na via de uso diário para quem trabalha em Santa Cruz ou nas empresas estabelecidas em Rio Pardinho, em especial os frigoríficos e a empresa fumageira lá instalados. “O movimento de carros vem aumentando consideravelmente e é preciso que o município volte seus olhos de forma mais apurada para fazer intervenções no trânsito, aumentando a segurança para moradores e usuários da rodovia”, destacou.
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Outro pedido faz referência ao projeto de construção de uma ciclovia entre Santa Cruz do Sul e Sinimbu, junto à RSC-471. A rodovia é muito utilizada por ciclistas e, com o trânsito intenso de automóveis, o trecho se torna muito perigoso, pelo fato de não ter acostamento.
O projeto é estimado em R$ 14 milhões e prevê uma ciclovia de 22 quilômetros na RSC-471, unindo as duas cidades. Ao longo do percurso, há a previsão de instalação de paradouros, bancos, mesas, iluminação noturna e estacionamento para veículos. O projeto foi protocolado no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), mas ainda aguarda análise.
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