Durante a concentração para a oitava edição da pedalada Dale Bike, evento que marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul, uma das bicicletas chamava atenção. Dentro de um cesto, tranquila, a cadelinha Ziza observava a movimentação à espera do início da pedalada. O tutor da cachorra, o secretário de escola Urgel Gorziza de Souza, de 40 anos, vem treinando com ela desde abril de 2021. “Eu sempre gostei de ciclismo. De início, fiquei com medo de ela sair correndo, cair, pois é muito agitada. Mas ela se adaptou muito bem. Comprei um cestinho e agora, quando eu pego ela, Ziza já sabe que vamos sair e fica muito ansiosa”, comentou Urgel.
Para o santa-cruzense, além de proporcionar passeios com a pet, a bike traz inúmeros benefícios. “Resolvi alguns problemas com a bicicleta: meu colesterol, insônia, consumo de água, alimentação e, de quebra, é um transporte sustentável. Então, andar de bike é algo que eu recomendo muito para as pessoas”, complementou o tutor de Ziza.
LEIA MAIS: VÍDEO: pedalada pelo meio ambiente movimenta santa-cruzenses nesta quinta-feira
Publicidade
Engana-se quem pensa que o feriado de Corpus Christi é só de descanso e celebrações religiosas. A prática do esporte também movimentou os santa-cruzenses na tarde dessa quinta-feira, 16. Dezenas de apaixonados pelo ciclismo se reuniram para participar da oitava edição da pedalada Dale Bike.
O percurso foi de aproximadamente 11 quilômetros e contou com diversas atrações, entre elas, uma trilha pelo Cinturão Verde. A saída foi da Praça Hainsi Gralow, no Bairro Santo Inácio. Conforme um dos organizadores do evento, Luiz Faccin, o ciclismo é um esporte democrático, o que explica o grande envolvimento da comunidade. “É um evento para incentivar o pessoal a pedalar, fazer esporte de maneira saudável e também ter contato com a natureza”, disse ele.
LEIA TAMBÉM: Bicicleta: um meio de transporte sustentável e flexível
Publicidade
Como “taxa” de inscrição, os participantes levaram um quilo de alimento não perecível ou um item reciclável. “O objetivo desse evento é incentivar a prática da pedalada. Vemos desde crianças até pessoas de mais idade, famílias inteiras participando. É um esporte saudável e tem esse contato com a natureza, que é fundamental”, complementou Faccin.
O engenheiro agrícola Juliano Rosso, de 47 anos, levou o filho Arthur, de 8, para participar da pedalada. “Pratico outros esportes também e a bicicleta estava ficando um pouco de lado. Então, hoje resolvemos participar”, comentou o engenheiro agrícola que morou 15 anos em Goiás e, recentemente, voltou a Santa Cruz. “Hoje em dia, como estamos muito próximos do computador e das redes sociais, ficamos muito tempo fechados em casa. Quando se consegue fazer algo externo, ampliam-se as possibilidades, como conversar com as pessoas, fazer esporte e ter essa conexão com a natureza, que é muito importante”, complementou Juliano.
LEIA TAMBÉM: Meio Ambiente: boas atitudes em nome de um mundo melhor
Publicidade
A exemplo do pai, Arthur também pratica vários esportes. “Gosto de andar de bike e nunca tinha participado de uma pedalada com tantos quilômetros. Gosto também de esportes radicais, como skate e surfe, além de atletismo e futebol”, comentou o garoto.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.