Categories: Geral

Pedágios da freeway devem ter redução na tarifa em duas semanas

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nessa quinta-feira, 10, que as tarifas de pedágio da BR-290, a freeway, sejam reduzidas. Em julho do ano passado, o valor foi reduzido pela metade. No entanto, a apuração do processo que avalia a renovação do contrato com a Triunfo Concepa, empresa que administra a rodovia, indica que o valor atual não condiz com o tráfego de veículos, que aumentou, e os custos de manutenção e conservação.

Valores de obras da Concepa estavam superestimados, conforme apurou a Operação Cancela Livre, deflagrada pela Polícia Federal em agosto do ano passado. Foram descobertas fraudes e desvios de recursos públicos na obra da quarta faixa da freeway. A situação foi considerada pelo TCU para definir a redução da tarifa.

LEIA MAIS: Operação investiga desvio de verbas públicas em obra da BR-290

Publicidade

Agora, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela definição das tarifas, tem um prazo de dez dias para corrigir o cálculo, utilizando como base o levantamento feito pela fiscalização do Tribunal. A nova tarifa deve, ainda, compensar o preço pago a mais pelos motoristas desde julho do ano passado, já que uma devolução da diferença seria inviável.

Não há uma estimativa de novo valor, já que a tarifa revisada depende do cálculo a ser feito pela ANTT, mas a tabela de preços já pode estar atualizada daqui a duas semanas.

LEIA MAIS: Dia das Mães deve ter estradas lotadas; veja dicas para evitar acidentes

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.