A menina ranzinza e insolente está de volta. Desta vez, Sofia – A menina que odiava o Natal ganha as páginas de um livro infantojuvenil. O lançamento está agendado para este sábado, às 19 horas, no Centro Regional de Cultura, em Rio Pardo. A obra é a estreia da dramaturga e jornalista Letícia Mendes no universo literário.
Nessa nova versão, a história conta com ilustrações divertidas de Jéssica Alves, muitas delas inspiradas nos personagens da peça apresentada em 2019, pela Andarilhos Companhia Teatral. A ilustradora e atriz, inclusive, foi quem encenou a tia Magnólia na época. O design e a organização são do jornalista Gelson Pereira. O livro será lançado em parceria com a Editora Catarse, de Santa Cruz do Sul.
LEIA TAMBÉM: Conto de mistério policial é o novo espetáculo teatral on-line da Andarilhos
Publicidade
O projeto só foi possível porque no ano passado, em meio à pandemia, tornou-se um dos contemplados pelo Prêmio Lei Aldir Blanc, em Rio Pardo. A iniciativa, inclusive, prevê a distribuição gratuita de parte dos exemplares às escolas do município e entidades culturais e comunitárias. No dia do lançamento, também haverá distribuição sem custo da obra ao público. Depois será aberta venda online, por meio da Editora Catarse.
“Mesmo quem assistiu ao espetáculo vai perceber mudanças e se surpreender”, revela Letícia. “No teatro, o texto era muito solidificado pelos diálogos. Nesta versão literária, a história ganhou novas descrições em cada cena. São elementos que antes dependiam da produção do espetáculo. Tentei manter um pouco da linguagem do teatro, mas também dar mais espaço ao universo lúdico e à imaginação do leitor.”
LEIA TAMBÉM: Os sebos onde a cultura resiste em Santa Cruz
Publicidade
Sofia é uma história leve, que aquece o coração, mas também traz momentos de reflexão. A menina, que vive com a tia após ser abandonada pelos pais, não tem nenhum apreço pelo Natal. Tudo que a garotinha deseja é que a noite mais triste do ano passe muito depressa. Mas não é o que acontece quando duas renas surgem repentinamente em seu quarto durante a madrugada.
Os desastrados irmãos Artur e Artófus, ao lado de Petrúncio, um duende rabugento, tentam convencer Sofia de que ela é a única capaz de salvar o Natal – ou tudo estará perdido para sempre. O trio será capaz de cativar o coração da menina para que ela também embarque nessa aventura? É preciso ler para descobrir.
LEIA TAMBÉM: Pedro Coelho segue encantando pessoas em todo o mundo
Publicidade
A dramaturga Letícia Mendes é natural de Rio Pardo, onde integra a Andarilhos desde sua criação, em 2015. O realismo fantástico é uma das marcas em suas produções, assim como a tentativa de despertar o olhar para o outro.
É autora das peças O Gran Circo Verona, Francisco, A Estrada para o Novo Mundo, O Desaparecimento na Mansão Popcorn, Abaeté, Projeto Abacaxi ou o Povo que Desaprendeu a Dançar, Casarão e A Casa dos Fundos. A última foi apresentada neste ano no evento Dramaturgas Brasileiras, do Midrash Centro Cultural, no Rio de Janeiro.
É roteirista de audiovisual, formada pela Escola Roteiraria, de São Paulo. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul, em 2019 foi uma das indicadas ao Prêmio Gabo com a reportagem O assassino mora ao lado, publicada em Zero Hora. Atualmente, reside em Porto Alegre.
LEIA TAMBÉM: Gazeta lança coleção de livros com clássicos reimaginados
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.