Cultura e Lazer

Peça de teatro O Sol de Cada Um é atração na Casa das Artes Regina Simonis neste domingo

A programação especial alusiva aos 35 anos da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, mantenedora da Casa das Artes Regina Simonis, situada na esquina das ruas Marechal Floriano com Júlio de Castilhos, no centro de Santa Cruz do Sul, prevê uma atividade especial para a garotada na tarde deste domingo. O aniversário transcorreu na sexta-feira, 16, quando houve um evento de confraternização no próprio local, mas outras ações estão previstas para ao longo do mês.

LEIA MAIS: Associação Pró-Cultura celebra 35 anos

A atração deste domingo é a peça infantil O Sol de Cada Um, com o Grupo Sintonia Teatral, e que será apresentada a partir das 15h30. Os ingressos estarão à venda no local, de forma antecipada e também na véspera do horário de início, a R$ 35,00 para o público em geral e a R$ 25,00 para sócios da Pró-Cultura.

Publicidade

Com base em livro da escritora Jane Lucas, a peça tem direção de Jackson Zambelli, de Porto Alegre, e o elenco é formado por Camilla Geesdorf, Jana Luz, Liz da Rosa e Rafael Corá. Os figurinos estão a cargo de Maira Teixeira Coelho e a música é de autoria de Renato Sperb, com apoio e produção de Skené Projetos Culturais.

O conteúdo da peça, que tem 45 minutos de duração, é direcionado para crianças até 14 anos e aborda temáticas relacionadas com amizade, bullying, aceitação das diferenças e inclusão. Tem sido apresentada ainda em feiras de livro e escolas, desde a estreia em novembro do ano passado, no Teatro do Colégio Mauá.

LEIA MAIS: Programação especial marca os 35 anos da Casa das Artes Regina Simonis

Publicidade

No palco estará a história de Vit Trevo, um menino brincalhão e divertido; à medida que cresce, começa a ser tratado como diferente por seus amigos e colegas. Quando a situação se torna insustentável, ele parte em busca de respostas, acompanhado de seu amigo Sol. No caminho, encontra outros personagens, que o auxiliam na busca de sua aceitação e no entendimento de como enfrentar seus problemas.

Um detalhe que se ressalta é que Vit Trevo é constituído de quatro folhas, ao contrário de todos os seus colegas, que possuem três folhas. Esse fato faz com que seja tratado de maneira diferente pelos companheiros da escola, sofrendo, assim, rejeição e sendo segregado todos os dias. Tal diferença física inspira reflexões e analogias com questões semelhantes que acontecem no dia a dia de escolas, envolvendo pessoas com deficiência, com diferença de cor, de gênero, de classe social, ou de origem em outra região ou outro país, entre tantas outras motivações. A peça leva, desse modo, a uma indagação sobre as razões pelas quais a diferença causa incômodo.

LEIA MAIS: Concurso de fotografias celebra 35 anos da Casa das Artes

Publicidade

Além dessa atração direcionada ao público infantil, o Grupo Sintonia Teatral igualmente desenvolve trabalho dirigido ao universo adulto. Na sexta-feira à noite, durante o evento comemorativo do aniversário de 35 anos da Pró-Cultura, apresentaram um esquete, “Café”.

A aposta no palco como via para as expressões artísticas

Radicada em Santa Cruz do Sul desde os 12 anos, a porto-alegrense Camilla Geesdorf, hoje com 34, descobriu no teatro uma estratégia para vencer a timidez. Foi tão bem-sucedida nesse esforço a ponto de ter identificado nessa arte uma vocação. Por volta de 2014, começou a aperfeiçoar seu talento e integrou grupo teatral. Dois anos depois, contribuiu para a formação do atual Grupo Sintonia Teatral, com o qual montou peças direcionadas a público de diferentes faixas etárias.

LEIA TAMBÉM: Casa Raupp abre as portas para novo projeto em Rio Pardo

Publicidade

Camilla também tem se dedicado com afinco ao aperfeiçoamento, inclusive com a aposta na formação superior. Cursa em simultâneo Pedagogia, pela Unopar, e a licenciatura em Teatro pela Uniasselvi. A desibinição pela via da expressão artística foi tamanha que hoje é professora, ministrando oficinas às segundas-feiras na Casa das Artes Regina Simonis, das 18h30 às 19h30. E informa que ainda há vagas para essa turma.

Para a efetivação da peça O Sol de Cada Um, cuja montagem começou a ser promovida em meados de 2022, o grupo apostou na experiência do diretor Jackson Zambelli, de Porto Alegre. É ele quem orienta o elenco, a fim de alcançar o máximo em expressividade nesse trabalho.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.