Um dos grandes sucessos da dramaturgia inglesa contemporânea, Closer, de Patrick Marber, ganhou uma adaptação brasileira com direção de Andrea Avancini, e sábado, dia 14, a partir das 20 horas, será apresentada no Teatro Mauá (Cristóvão Colombo, 367). No elenco, presenças de Luciano Szafir, Rafael Sardão, Karen Mota e Paula Moreno. Desse cast, o mais conhecido é Szafir (o Meketre, de Os Dez Mandamentos, da Record), por seu envolvimento com a apresentadora Xuxa Meneghel (com quem tem uma filha, a Sasha).
Em 2003, a peça recebeu versão para o cinema com roteiro do próprio Patrick Marber, direção de Mike Nichols (1931-2014) e um elenco estrelado: Julia Roberts, Jude Law, Clive Owen e Natalie Portman. Sucesso imediato, embalado por belíssima trilha sonora, com destaque para a canção The Blower’s Daughter, de Damien Rice. No Brasil, Closer virou Closer – Perto Demais.
Nesta adaptação, os personagens se encontram, se perdem, se reencontram. Daniel (Rafael Sardão) é um jornalista encarregado da seção de obituários e domina a técnica de redigi-los de tal forma a dar o devido valor a quem já morreu – a despeito do fato de que, nem sempre, as pessoas sejam boas, os amantes sejam amados, os pares formem um casal. Anna (Paula Moreno) é uma fotógrafa que registra closes de desconhecidos, com rostos que estampam seus sentimentos, aproximando fantasiosamente a fotógrafa criadora do seu modelo criatura – cuja existência depende de sua expressão diante das lentes para um close.
Publicidade
Larry (Szafir) é um dermatologista que lida com seres humanos cuja superficialidade se reflete na maneira com que se aproxima deles em busca de satisfação sexual, através de chats de encontros – instrumento que utiliza, de forma antagônica, para manter contato a distância. E Alice (Karen Mota) é uma stripper cujo corpo é o seu templo – e talvez a única fonte de certeza de quem ela é, quando despida de qualquer sentimento amoroso.
O texto cativa pela firmeza digna do que é direto. Dilemas humanos traduzidos em diálogos arrebatadores, com cenas fortes que demonstram as contradições dos relacionamentos pós-modernos e dos “amores líquidos”: sem regras, voláteis e fluidos. Um ensaio sobre a paixão e os relacionamentos afetivos, só possível, em Santa Cruz do Sul, graças à parceria da Gazeta FM com a Makbo Produções, de Porto Alegre. Closer nos instiga a ver mais “de perto” a própria natureza humana: cheia de paixões, mas muitas vezes cruel.
Publicidade
This website uses cookies.