Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Peça com Luciano Szafir será apresentada no Teatro Mauá

Um dos grandes sucessos da dramaturgia inglesa contemporânea, Closer, de Patrick Marber, ganhou uma adaptação brasileira com direção de Andrea Avancini, e sábado, dia 14, a partir das 20 horas, será apresentada no Teatro Mauá (Cristóvão Colombo, 367). No elenco, presenças de Luciano Szafir, Rafael Sardão, Karen Mota e Paula Moreno. Desse cast, o mais conhecido é Szafir (o Meketre, de Os Dez Mandamentos, da Record), por seu envolvimento com a apresentadora Xuxa Meneghel (com quem tem uma filha, a Sasha).

Em 2003, a peça recebeu versão para o cinema com roteiro do próprio Patrick Marber, direção de Mike Nichols (1931-2014) e um elenco estrelado: Julia Roberts, Jude Law, Clive Owen e Natalie Portman. Sucesso imediato, embalado por belíssima trilha sonora, com destaque para a canção The Blower’s Daughter, de Damien Rice. No Brasil, Closer virou Closer – Perto Demais. 

Nesta adaptação, os personagens se encontram, se perdem, se reencontram. Daniel (Rafael Sardão) é um jornalista encarregado da seção de obituários e domina a técnica de redigi-los de tal forma a dar o devido valor a quem já morreu – a despeito do fato de que, nem sempre, as pessoas sejam boas, os amantes sejam amados, os pares formem um casal. Anna (Paula Moreno) é uma fotógrafa que registra closes de desconhecidos, com rostos que estampam seus sentimentos, aproximando fantasiosamente a fotógrafa criadora do seu modelo criatura – cuja existência depende de sua expressão diante das lentes para um close.

Publicidade

Larry (Szafir) é um dermatologista que lida com seres humanos cuja superficialidade se reflete na maneira com que se aproxima deles em busca de satisfação sexual, através de chats de encontros – instrumento que utiliza, de forma antagônica, para manter contato a distância. E Alice (Karen Mota) é uma stripper cujo corpo é o seu templo – e talvez a única fonte de certeza de quem ela é, quando despida de qualquer sentimento amoroso.

O texto cativa pela firmeza digna do que é direto. Dilemas humanos traduzidos em diálogos arrebatadores, com cenas fortes que demonstram as contradições dos relacionamentos pós-modernos e dos “amores líquidos”: sem regras, voláteis e fluidos. Um ensaio sobre a paixão e os relacionamentos afetivos, só possível, em Santa Cruz do Sul, graças à parceria da Gazeta FM com a Makbo Produções, de Porto Alegre. Closer nos instiga a ver mais “de perto” a própria natureza humana: cheia de paixões, mas muitas vezes cruel.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.