Santa Cruz do Sul

Pé de couve de três metros de altura chama atenção em residência no Bairro Bom Jesus

Apesar de ter um jardim repleto de plantas, Ione de Melo, de 59 anos, não nega que o pé de couve com cerca de 3 metros de altura é o grande atrativo de seu espaço. Ela e o marido, Antonio Schwendler, 61, plantaram o vegetal há dois anos, após ganharem a muda de um conhecido. Eles não sabem ao certo o que o fez chegar a esse tamanho. Os moradores do Bairro Bom Jesus contam que antes, no mesmo local, havia um pé de mamão. “Mas tivemos que retirar. A parte de baixo acabou apodrecendo e ficou um buraco na terra. Fomos colocando adubo orgânico até plantarmos a couve”, conta Antonio. 

LEIA TAMBÉM: Hidroponia garante boa produção de verduras; saiba como funciona

Antonio e Ione contam que plantaram o vegetal há dois anos, após ganharem a muda | Foto: Alencar da Rosa

De acordo com o casal, não existe segredo na plantação e o crescimento foi uma surpresa para todos. “Não há nenhum adubo especial na terra. A única coisa que às vezes trazemos do interior são dejetos de galinha que colocamos na couve e nas outras plantas”, explica Schwendler.

Publicidade

Além do uso próprio, Ione e Antonio já distribuíram mais de cem mudas para familiares, amigos e vizinhos, e plantaram outras três em seu jardim. “Os pés continuam produzindo e, conforme o pessoal pede, nós vamos distribuindo. Sempre digo que há alguns filhotes espalhados por vários locais”, conta o morador do Bairro Bom Jesus. 

LEIA TAMBÉM: Variações de temperatura afetaram safra de melancia na região

Aposentada há nove anos, Ione gosta de utilizar a couve em diversas receitas. “É muito macia, boa para fazer refogada ou colocar no suco verde.” Ela cuida da mãe, acamada há três anos, e afirma que a jardinagem é uma atividade de lazer. “Nas horas em que ela está dormindo, gosto de mexer na terra. Estou sempre trocando as espécies de plantas e flores, planto sempre a flor de cada época. Gosto de ter alguns temperos também.”

Publicidade

Situação incomum

Conforme o professor Andreas Köhler, do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a altura de um pé de couve, e de qualquer outra planta, depende da capacidade de puxar umidade do solo até as folhas. “Quanto mais comprido, mais difícil fica. Mas se é um lugar onde há uma boa adubação, as pessoas colocam água e não há nenhum fator estressante, a planta consegue tranquilamente ficar em maior tamanho”, esclarece. 

LEIA TAMBÉM: Alimentação saudável: saiba aproveitar bem frutas, legumes e verduras

No caso da couve, o modo como foi cultivada também interfere no tamanho. “Se ela está em pé e cresce muitos metros, é algo muito incomum. Mas normalmente o pé de couve fica deitado, assim o comprimento vale da altura do chão até o ponto mais alto. Nesse caso, eles têm a força que a planta precisa fazer através da evapotranspiração para puxar umidade até a folha.”

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.