Apesar de ter um jardim repleto de plantas, Ione de Melo, de 59 anos, não nega que o pé de couve com cerca de 3 metros de altura é o grande atrativo de seu espaço. Ela e o marido, Antonio Schwendler, 61, plantaram o vegetal há dois anos, após ganharem a muda de um conhecido. Eles não sabem ao certo o que o fez chegar a esse tamanho. Os moradores do Bairro Bom Jesus contam que antes, no mesmo local, havia um pé de mamão. “Mas tivemos que retirar. A parte de baixo acabou apodrecendo e ficou um buraco na terra. Fomos colocando adubo orgânico até plantarmos a couve”, conta Antonio.
LEIA TAMBÉM: Hidroponia garante boa produção de verduras; saiba como funciona
De acordo com o casal, não existe segredo na plantação e o crescimento foi uma surpresa para todos. “Não há nenhum adubo especial na terra. A única coisa que às vezes trazemos do interior são dejetos de galinha que colocamos na couve e nas outras plantas”, explica Schwendler.
Publicidade
Além do uso próprio, Ione e Antonio já distribuíram mais de cem mudas para familiares, amigos e vizinhos, e plantaram outras três em seu jardim. “Os pés continuam produzindo e, conforme o pessoal pede, nós vamos distribuindo. Sempre digo que há alguns filhotes espalhados por vários locais”, conta o morador do Bairro Bom Jesus.
LEIA TAMBÉM: Variações de temperatura afetaram safra de melancia na região
Aposentada há nove anos, Ione gosta de utilizar a couve em diversas receitas. “É muito macia, boa para fazer refogada ou colocar no suco verde.” Ela cuida da mãe, acamada há três anos, e afirma que a jardinagem é uma atividade de lazer. “Nas horas em que ela está dormindo, gosto de mexer na terra. Estou sempre trocando as espécies de plantas e flores, planto sempre a flor de cada época. Gosto de ter alguns temperos também.”
Publicidade
Situação incomum
Conforme o professor Andreas Köhler, do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a altura de um pé de couve, e de qualquer outra planta, depende da capacidade de puxar umidade do solo até as folhas. “Quanto mais comprido, mais difícil fica. Mas se é um lugar onde há uma boa adubação, as pessoas colocam água e não há nenhum fator estressante, a planta consegue tranquilamente ficar em maior tamanho”, esclarece.
LEIA TAMBÉM: Alimentação saudável: saiba aproveitar bem frutas, legumes e verduras
No caso da couve, o modo como foi cultivada também interfere no tamanho. “Se ela está em pé e cresce muitos metros, é algo muito incomum. Mas normalmente o pé de couve fica deitado, assim o comprimento vale da altura do chão até o ponto mais alto. Nesse caso, eles têm a força que a planta precisa fazer através da evapotranspiração para puxar umidade até a folha.”
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade