Uma das datas a serem observadas neste ano é o prazo para que o pretendente a disputar um cargo na proporcional ou na majoritária esteja filiado a um partido. Quem tiver interesse deve encontrar uma sigla até 6 de abril – seis meses antes da eleição. Essa corrida pode mudar o ranking das legendas. É bem pouco provável, no entanto, que o topo seja alterado em Santa Cruz do Sul.
LEIA TAMBÉM: Veja detalhes da nova proposta da Prefeitura de reajuste aos servidores
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) tem 2.115 filiados, de acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A sigla está longe do segundo colocado, que é o Progressistas, com 1.339. O órgão federal ainda não considera algumas junções, como do PTB com o Patriotas, que originou o PRD. Eleito em chapa única no sábado, Nilo Barboza assumiu o comando do PDT, no lugar do secretário municipal de Educação, Wagner Machado. O novo dirigente frisa que, após ser oficializada a executiva, será feito um movimento para ouvir os pedetistas. “Quando somos chamados a participar, nos sentimos mais responsáveis pelos resultados”, reforça.
Publicidade
“Quanto à escolha dos candidatos precisamos fazer uma análise criteriosa, como ‘qual a sua base eleitoral’, ‘quem o apoia’, ‘qual sua disponibilidade de envolvimento, etc.’”, diz. Barboza acrescenta que vinha faltando mobilização de parte dos filiados. “Precisamos desenvolver estratégias de mobilização e conscientização sobre os ideais do partido e cativar as pessoas, pois se cada filiado trouxer apenas mais um voto, praticamente alcançamos o coeficiente eleitoral.”
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade