Começou nessa segunda-feira, 2, mais uma etapa da pavimentação de Linha Henrique D’Ávila, no interior de Vera Cruz. Após a conclusão dos serviços de preparação executados pela Prefeitura, a empresa vencedora da licitação pôde começar o assentamento dos blocos em um trecho previsto de dois quilômetros, que se somarão a outros 3,2 quilômetros que já haviam sido entregues e estão em uso pela população. Os eventos climáticos extremos de abril e maio deste ano são apontados como motivo para o atraso no cronograma.
Conforme a engenheira civil Bruna Noronha, servidora municipal e uma das responsáveis por acompanhar o andamento das obras, os danos provocados pelas chuvas exigiram que o maquinário da Prefeitura fosse destacado para suprir outras demandas. Com isso, a preparação da área ficou em segundo plano. A ordem de início das obras foi assinada no dia 1º de julho, mas a César Stumm & Cia pôde começar a trabalhar somente nessa segunda. Conforme o contrato, a previsão de finalização é dezembro deste ano.
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A VRS-847 liga Linha Henrique D’Ávila com a localidade de Albardão, no interior de Rio Pardo. Após a conclusão dessa etapa, 5,2 dos 12 quilômetros estarão pavimentados com blocos de concreto intertravados (PVS). O custo total da obra é de R$ 2,3 milhões. Esses recursos foram obtidos junto ao governo do Estado por meio do programa Pavimenta RS, emenda do deputado federal Marcelo Moraes (PL) e recursos próprios do Município.
A opção pelos blocos de concreto em detrimento do asfalto, conforme já havia explicado a administração municipal em outras ocasiões, é motivada pelo preço. Também com o objetivo de otimizar as verbas disponíveis, o modelo de trabalho em duas etapas foi mantido. Desse modo, o Município executa, com maquinário e operários próprios, a drenagem e a preparação das bases. A colocação dos blocos e demais intervenções, então, são feitas pela empresa selecionada.
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A pavimentação da VRS-847 começou em 1993, no governo de Alceu Collares. A exemplo de muitas outras rodovias na região, contudo, nunca foi concluída. Ao longo dos anos, os moradores tiveram que conviver com a poeira nos períodos secos e com o barro e buracos após as chuvas. O primeiro trecho já pavimentado, de 3,2 quilômetros, vai até o antigo bar do Osmar Lara. Já o segundo, de dois quilômetros, chegará até a Igreja São José quando for concluído.
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