Regional

Pavimentação é retomada em Linha Henrique D’Ávila

Começou nessa segunda-feira, 2, mais uma etapa da pavimentação de Linha Henrique D’Ávila, no interior de Vera Cruz. Após a conclusão dos serviços de preparação executados pela Prefeitura, a empresa vencedora da licitação pôde começar o assentamento dos blocos em um trecho previsto de dois quilômetros, que se somarão a outros 3,2 quilômetros que já haviam sido entregues e estão em uso pela população. Os eventos climáticos extremos de abril e maio deste ano são apontados como motivo para o atraso no cronograma.

Conforme a engenheira civil Bruna Noronha, servidora municipal e uma das responsáveis por acompanhar o andamento das obras, os danos provocados pelas chuvas exigiram que o maquinário da Prefeitura fosse destacado para suprir outras demandas. Com isso, a preparação da área ficou em segundo plano. A ordem de início das obras foi assinada no dia 1º de julho, mas a César Stumm & Cia pôde começar a trabalhar somente nessa segunda. Conforme o contrato, a previsão de finalização é dezembro deste ano.

LEIA TAMBÉM: Primeiro trecho de pavimentação em Linha Henrique D’Ávila se aproxima da conclusão

Publicidade

A VRS-847 liga Linha Henrique D’Ávila com a localidade de Albardão, no interior de Rio Pardo. Após a conclusão dessa etapa, 5,2 dos 12 quilômetros estarão pavimentados com blocos de concreto intertravados (PVS). O custo total da obra é de R$ 2,3 milhões. Esses recursos foram obtidos junto ao governo do Estado por meio do programa Pavimenta RS, emenda do deputado federal Marcelo Moraes (PL) e recursos próprios do Município.

A opção pelos blocos de concreto em detrimento do asfalto, conforme já havia explicado a administração municipal em outras ocasiões, é motivada pelo preço. Também com o objetivo de otimizar as verbas disponíveis, o modelo de trabalho em duas etapas foi mantido. Desse modo, o Município executa, com maquinário e operários próprios, a drenagem e a preparação das bases. A colocação dos blocos e demais intervenções, então, são feitas pela empresa selecionada.

Trabalhos começaram nessa segunda-feira e geram expectativa entre os moradores do interior de Vera Cruz | Foto: Alencar da Rosa

LEIA TAMBÉM: Governador vistoria obra de pavimentação da VRS-847 em Vera Cruz

Publicidade

Relembre

A pavimentação da VRS-847 começou em 1993, no governo de Alceu Collares. A exemplo de muitas outras rodovias na região, contudo, nunca foi concluída. Ao longo dos anos, os moradores tiveram que conviver com a poeira nos períodos secos e com o barro e buracos após as chuvas. O primeiro trecho já pavimentado, de 3,2 quilômetros, vai até o antigo bar do Osmar Lara. Já o segundo, de dois quilômetros, chegará até a Igreja São José quando for concluído.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.