Espaço já consolidado, o Pavilhão das Agroindústrias terá novamente 40 expositores durante a 39ª Oktoberfest, divididos entre produtos alimentícios, floriculturas e artesanato rural. O número é o mesmo do ano passado e foi mantido a pedido dos empreendedores, que gostaram dos resultados dos anos anteriores, cujas vendas se aproximaram dos R$ 600 mil. Os lonões serão montados no mesmo local, ao lado do Ginásio Poliesportivo Arnão, e terão uma decoração especial alusiva aos 175 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul.
O coordenador do espaço será novamente Carlos Corrêa da Rosa, responsável pela organização desde a criação da nova atração. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, ele revelou que já estão confirmados expositores de 28 municípios, além de Santa Cruz. A seleção dos comerciantes obedece a critérios estabelecidos em um regulamento aprovado pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e também pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.
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Carlos explicou que a prioridade é para as agroindústrias santa-cruzenses. Contudo, há um limite de espaços para cada segmento (geleias, queijos, embutidos, panificados e bebidas, entre outros) e não há como preencher todos eles apenas com as empresas locais. Assim, sobram vagas que são distribuídas conforme a seguinte ordem: municípios integrantes do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio Pardo e depois Corede Vale do Taquari. Restando ainda espaços, o leque se abre para interessados de todo o Rio Grande do Sul.
Em relação aos produtos, Carlos salientou o objetivo de limitar o número de expositores a no máximo três por segmento. “Dividimos dessa forma para que todos consigam vender bem e o público que visita a festa possa comprar de tudo um pouco.” As inscrições serão abertas nesta segunda-feira e se estendem até 6 de setembro. “Podem participar somente os empreendimentos incluídos no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf)”, lembrou.
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Outro ponto importante destacado por Carlos Corrêa da Rosa é que os expositores não precisam pagar pelos espaços. Todos os custos são cobertos com os recursos aportados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. A exemplo do ano passado, quando a Dorf Queijaria, de Teutônia, lançou um queijo maturado no chope, Carlos adiantou que pelo menos duas novidades serão lançadas na 39ª Oktoberfest. As agroindústrias responsáveis e os produtos, contudo, não foram reveladados pelo coordenador.
Colaborou Ronaldo Falkenback
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