Categories: Regional

Pautada por mensagem do Papa, live debate importância da comunicação

Para lembrar o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 16 de maio, foi realizada na noite dessa terça-feira, 11, uma live para debater a importância do comunicar. O evento virtual foi realizado pela Pastoral da Comunicação da Regional Sul 3 e deu início às atividades alusivas ao tema. A live contou com a presença dos jornalistas Silvonei José Protz e Sabrina Thomazi, e do bispo Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva.

O encontro foi aberto pelo padre Roque Hammes, assessor de comunicação da Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul. “Deus é amor, mas também podemos dizer que Deus é comunicação, porque desde o princípio tudo que existe foi feito a partir da palavra de Deus, que também foi pronunciada pelo seu filho Jesus Cristo. Hoje, Deus fala para nós através dos sinais dos tempos. Esses sinais dos tempos chegam pela comunicação, por meio dos jornalistas”, disse o padre.

O tema da live foi baseado na mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Os jornalistas comentaram a carta que aborda a ideia de ir ao encontro das pessoas onde elas estão e como elas são.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Vaticano: o menor país do mundo

O jornalista e comunicador Silvonei, nascido no Paraná, atualmente reside na Europa e atua na Rádio Vaticano (VaticanNews). O profissional destacou a importância do jornalismo de qualidade. “Em tempos da Covid-19 é mais claro do que nunca que o acesso a uma informação confiável pode ser uma questão de vida ou de morte. O jornalismo pode ser a vacinação contra a ‘infodemia’, que é a circulação de uma quantidade excessiva de informações não cuidadosamente verificadas.”

Protz mora em Roma e é comunicador na Rádio Vaticano


Ao complementar a fala de Protz, a jornalista com passagens por diversos veículos Sabrina Thomazi ressaltou o papel do contato da igreja com seus fiéis. “É a comunicação como poder, é o poder da proximidade, mas a gente pode se aproximar bem ou se aproximar mal. Esse é o cuidado que devemos ter como cristãos e esse é o desafio da comunicação.”

Publicidade

Para Sabrina, a mensagem do Papa questiona se é possível enxergar a condição do outro para fazer o encaixe de uma comunicação positiva. “O desafio da comunicação da Igreja, hoje, com seus fiéis, é que somos muitos, estamos em diferentes grupos e somos diferentes. A Igreja tem que estar onde as pessoas estão.” O bispo Dom Carlos Rômulo encerrou a live abençoando os profissionais da comunicação.

Assista à live:

LEIA TAMBÉM: Padre de Mato Leitão é afastado após denúncia

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.