A programação deste domingo da Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul estará concentrada na Praça da Bandeira, no centro da cidade. As atividades transcorrerão na parte da tarde. Na edição deste ano, o evento tem como tema central “O nosso Cinturão Verde e qualidade de vida”. As atividades se estendem até esta segunda-feira.
O passeio ciclístico Dale Bike Ambiental abrirá a jornada às 14 horas. Com partida e encerramento na praça, a pedalada terá um roteiro de aproximadamente 7 quilômetros, com percurso de cerca de 500 metros nas trilhas do Parque da Gruta.
LEIA MAIS: Caminhada aborda a vegetação e a fauna do Cinturão Verde
Publicidade
Até a última quinta-feira, 50 pessoas haviam confirmado presença na atividade através da inscrição de forma on-line. O organizador do passeio, Luiz Maganini Faccin, salienta que os interessados também poderão se inscrever momentos antes da concentração, na praça. Faccin explica que se trata de uma trilha que não é longa, propícia também para iniciantes na modalidade.
A primeira edição do Dale Bike ocorreu em 2016, e esta é a segunda vez que o passeio ocorre dentro da programação da Semana do Meio Ambiente. O percurso é organizado pela Bicitur Santa Cruz e Audax Santa Cruz, e todos os participantes terão seguro contra acidentes.
Na sequência, às 15 horas, a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) fará a apresentação O Caminho do Lixo. O trabalho, voltado ao público infantil, tratará de todo o percurso que os resíduos percorrem até o descarte apropriado, além de falar sobre materiais recicláveis.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Ambientalista palestra sobre preservação da natureza para alunos da rede municipal
Às 16h15 ocorrerá a apresentação da peça teatral O Rio, com o grupo Teatro Luz & Cena. A companhia trará à Praça da Bandeira uma história ambientada no ano de 3047, quando a água tornou-se um artigo escasso, nas mãos de um único indivíduo. O espetáculo é um musical que busca despertar nas crianças a conscientização de que a água é um bem finito e, portanto, deve ser preservada.
Conforme a diretora de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Josiane Frantz, neste ano a Semana priorizou atividades que trouxessem mais informação, interatividade e impacto à população. Ela destaca que a programação do domingo terá forte apelo ao público infantojuvenil. “As crianças são o futuro, acreditamos que podem fazer a diferença na transformação da nossa sociedade.”
Publicidade
Durante a programação, diversas entidades estarão na praça, levando informações ao público sobre conscientização ambiental. Também haverá brinquedos infláveis para a criançada.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul inicia Semana do Meio Ambiente
A Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul chega ao fim nesta segunda-feira. A cerimônia de encerramento ocorrerá das 8h30 às 10h30, no auditório 2 da Associação Comercial e Industrial (ACI), e terá a apresentação de um painel de trocas sobre o tema “O nosso Cinturão Verde e qualidade de vida”. O evento será transmitido em tempo real pelo YouTube e Facebook da entidade.
Publicidade
Serão painelistas o advogado Cássio Alberto Arend, professor universitário e subcoordenador do curso de Direito da Unisc; Humberto Oscar Burin Lange, graduado em Ciências Biológicas pela Unisc e presidente da Associação Cayana – Vida Silvestre; Ismael Fernando Christmann, administrador de empresas e CMO da meuResíduo; Sebastião D. Bohrer, engenheiro ambiental e de segurança do trabalho e coordenador de Meio Ambiente da Fupasc; e Érico Barin, promotor de Justiça titular da 2a Promotoria de Justiça Especializada de Santa Cruz do Sul.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
This website uses cookies.