Uma antiga demanda da comunidade escolar foi atendida. Desde o dia 2 deste mês, a Guarda Municipal realiza rondas nas instituições de ensino de Santa Cruz do Sul. O objetivo é reforçar a segurança e dar mais tranquilidade para os colégios e entornos. Paralelo a isso, a Brigada Militar também passou a realizar patrulhas. O retorno tem sido positivo, conforme a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE).
Desde o começo do mês, dois guardas, com uma viatura, passam por todas as 26 instituições de ensino municipais, em horário escolar, de segunda até sexta-feira. A iniciativa, de acordo com o secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, surgiu em uma reunião realizada no último mês, que contou com a presença dos diretores dos colégios municipais e estaduais, Ministério Público e Gabinete de Gestão Integrada Municipal.
“Fizemos um remanejamento de efetivo e colocamos uma ronda a mais que vai cuidar só das escolas”, explica. O responsável pela pasta ressalta que a patrulha não substitui as rondas norte e sul, que já ocorrem no município.
Publicidade
A ronda escolar, segundo Hermany, busca realizar um trabalho “mais efetivo e próximo das direções das escolas”. Há um cronograma, no qual é definido em quais estabelecimentos os guardas passarão. “É alternado. Cada dia percorrem o intervalo de uma escola, a entrada ou saída de outra. É um serviço novo, a mais, que tem como objetivo dar mais tranquilidade”, complementa o secretário.
Apesar de nova, a iniciativa já conta com o apoio das escolas. Segundo o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, no geral, as direções dos estabelecimentos notaram que as rondas inibiram a presença de pessoas estranhas nos arredores.
Novos projetos
Publicidade
Com a implantação da ronda escolar, a Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte tem uma nova meta: implementar a Guarda Mirim e os agentes mirins da Defesa Civil.
Segundo Hermany, agentes já estão escalados e devem começar a realizar a capacitação e formação dos alunos para atuar nesse sentido. “No caso da Defesa Civil, por exemplo, há situações que poderiam ser evitadas com informação”, explica. A previsão da pasta é de que haja um núcleo-piloto até o fim do ano letivo.
Brigada Militar também reforça o policiamento
Publicidade
Além das rondas da Guarda Municipal, a Brigada Militar também iniciou a patrulha escolar. A iniciativa começou de forma online, no dia 1º de setembro. “Após uma audiência pública, as escolas mandaram seus telefones para que tivéssemos contato direto em casos de necessidade. Assim, conseguimos dar uma resposta mais rápida”, explica o comandante da 1ª e 2ª companhias da Brigada, capitão Rafael Menezes.
Com o retorno de três policiais militares que estavam na reserva, houve aumento do efetivo e eles foram encarregados de atuar exclusivamente na patrulha escolar. “Eles não ficam fixos. São itinerantes. Passam por todas as escolas do município fazendo o policiamento.”
Segundo o capitão, essa era uma demanda antiga, que tem como objetivo aumentar a segurança. “A intenção é evitar o uso de bebida alcoólica e entorpecentes. E quando há alunos mais violentos, que afrontam os professores, somos acionados. Policiais atendem mais rápido porque trabalham exclusivamente nesta função”, salienta.
Publicidade
This website uses cookies.