Desde o começo do ano, a Patrulha Agrícola já prestou 355 atendimentos a moradores de diferentes pontos do interior de Santa Cruz do Sul. A ação é realizada pelas equipes da Secretaria de Agricultura (Seagri) e envolve serviços de pequeno e médio porte, mas que são estratégicos para os beneficiados. Entre as melhorias estão a abertura de valetas para drenagem e irrigação; açudagem, abastecimento de água e piscicultura; terraplanagem e preenchimento de alicerces em áreas rurais.
Em relação à mobilidade, as ações englobam abertura e melhorias de caminho de roça; acesso a pequenas propriedades e encascalhamento. Também são efetuadas medidas voltadas a conservação de solo e limpeza e abertura de valas, canais, córregos, riachos, estradas e passos.
LEIA TAMBÉM: Programa fomenta empreendedorismo de jovens rurais
Publicidade
O titular da Seagri, Décio Luís Hochscheidt, destaca a importância desse tipo de atividade para as famílias. Ele observa que, durante a época de estiagem, priorizou-se a abertura de aguadas e açudes. Superado o período de seca, a maior parte dos pedidos tem sido de terraplanagem para construção. “Esta tem sido uma ferramenta primordial para levarmos melhora substancial aos nossos produtores. A Patrulha Agrícola está facilitando o trabalho dos agricultores em suas propriedades”, avalia.
Nas últimas semanas, as atividades da força-tarefa se concentraram em Entrada Chaves, São Martinho, Linha Travessa, Linha Nova, Linha Antão, Quarta Linha Nova Alta, Capela dos Cunha, Reserva dos Kroth e Rio Pardinho.
LEIA TAMBÉM: Sicredi Vale do Rio Pardo lança projeto de turismo rural
Publicidade
Para ter acesso ao benefício, os produtores rurais devem atender a alguns requisitos: ter a agricultura como principal atividade, possuir bloco de produtor de Santa Cruz do Sul e não estar em débito com a Fazenda Pública Municipal. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na sede da Seagri (Rua Tenente Coronel Brito, 176). Para mais informações, o telefone é (51) 3711 9334.
Os últimos três anos trouxeram dificuldades aos agricultores Aline Inês e Carlos Miguel Helfer. Na propriedade, localizada na Reserva dos Kroth, eles plantam arroz e também criam gado, para consumo próprio e comercialização. Diante da falta de água frequente, que vinha prejudicando o desenvolvimento do rebanho, o casal solicitou ajuda à Patrulha Agrícola para expandir os açudes da propriedade. “Acreditamos que isso ajudará a diminuir a escassez de água para nossos animais,” avalia Aline.
LEIA TAMBÉM: Amor à carne do campo para a mesa
Publicidade
Ela avalia que a iniciativa da Prefeitura contribui para que os produtores rurais, de um modo geral, continuem desenvolvendo o seu trabalho. “A Patrulha Agrícola chega para resolver problemas em propriedades de pequenos agricultores que, por muitas vezes, não dispõem de muitos recursos financeiros próprios para promover melhorias”, disse ela.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.