Geral

Patinhas dos pets requerem cuidados especiais; saiba quais

A saúde dos animais também se dá pelas patinhas. Embora nem sempre se perceba, as almofadas (ou coxins) das patinhas dos pets são sensíveis e requerem cuidados especiais para se manterem sempre limpas e saudáveis. No caso dos cães, que têm ainda mais necessidade de fazer passeios, se comparado aos gatos, essa é uma prática a ser observada diariamente. São as patas, afinal, que ajudam o cão a manter o equilíbrio e funcionam como amortecedores para suportar o peso do seu corpo, bem como o impacto durante corridas e caminhadas.

LEIA TAMBÉM: Bichomania: uma homenagem pelo Dia do Veterinário

Mesmo sendo formadas por tecido adiposo para que fiquem protegidas do frio e do calor, é possível que sofram ressecamento, queimaduras (inclusive formação de bolhas) quando andam por superfícies quentes, irritações quando entram em contato com produtos químicos e sujeira ou, ainda, que sofram lesões por espinhos, cacos de vidros e outros materiais perfurocortantes. Nesse sentido, sempre que se for higienizar as patinhas na volta dos passeios, é ideal usar produtos destinados a pets, pois o pH da pele dos humanos é diferente.

Publicidade

Veterinária Nicóle Eduarda Teixeira

Uma das opções é usar o shampoo utilizado nos banhos, de preferência neutro, ou os lenços umedecidos próprios para pets. Outra recomendação é secar bem após lavar, pois a umidade favorece a proliferação de microrganismos, como bactérias e fungos.

LEIA TAMBÉM: Dermatologista Veterinário: o que faz e quando seu bichinho precisa de um

A veterinária Nicóle Eduarda Teixeira, que atua na área de clínica de pequenos animais, indica fazer a secagem com uma toalha ou secador de cabelo, observando o controle de temperatura para não queimar as patinhas.

Publicidade

Ela alerta que produtos com álcool não devem ser usados para lavar as patinhas , nem produtos de limpeza de ambiente ou de uso humano. “A higienização é importante para remover sujidades, corpos estranhos que possam estar presos, pele morta, microrganismos (como bactérias e fungos) e parasitas (como carrapatos e pulgas), especialmente depois dos passeios. Isso evita inflamações, alergias e infecções”, informou.

LEIA TAMBÉM: Primavera requer atenção com os pets; veja dicas

Acrescenta que “se o animal estiver lambendo ou mordendo muito as patas, apresentar rachaduras ou machucados nas patas, aparentar desconforto para caminhar ou até mancar, é importante levar ao veterinário, pois isso pode estar sendo causado por dermatites, ansiedade ou até por algo preso ou machucando”.

Publicidade

Cuidados importantes

  • Hidratar os coxins – Para evitar o ressecamento das almofadinhas, use hidratantes para pets, em especial os que são próprios para hidratação dos coxins. Se o animal for muito peludo, é importante tosar a região das patinhas e aparar os pêlos nos coxins.
  • Horários de passeio – Durante os passeios é importante cuidar a temperatura do chão, especialmente no verão, para que não haja a queimadura dos coxins. Eles auxiliam na regulação da temperatura corporal, pois eliminam o calor e suor. A dica é fazer passeios nos horários em que não esteja tão quente e que não tenha tanto sol.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.