A saúde dos animais também se dá pelas patinhas. Embora nem sempre se perceba, as almofadas (ou coxins) das patinhas dos pets são sensíveis e requerem cuidados especiais para se manterem sempre limpas e saudáveis. No caso dos cães, que têm ainda mais necessidade de fazer passeios, se comparado aos gatos, essa é uma prática a ser observada diariamente. São as patas, afinal, que ajudam o cão a manter o equilíbrio e funcionam como amortecedores para suportar o peso do seu corpo, bem como o impacto durante corridas e caminhadas.
LEIA TAMBÉM: Bichomania: uma homenagem pelo Dia do Veterinário
Mesmo sendo formadas por tecido adiposo para que fiquem protegidas do frio e do calor, é possível que sofram ressecamento, queimaduras (inclusive formação de bolhas) quando andam por superfícies quentes, irritações quando entram em contato com produtos químicos e sujeira ou, ainda, que sofram lesões por espinhos, cacos de vidros e outros materiais perfurocortantes. Nesse sentido, sempre que se for higienizar as patinhas na volta dos passeios, é ideal usar produtos destinados a pets, pois o pH da pele dos humanos é diferente.
Publicidade
Uma das opções é usar o shampoo utilizado nos banhos, de preferência neutro, ou os lenços umedecidos próprios para pets. Outra recomendação é secar bem após lavar, pois a umidade favorece a proliferação de microrganismos, como bactérias e fungos.
LEIA TAMBÉM: Dermatologista Veterinário: o que faz e quando seu bichinho precisa de um
A veterinária Nicóle Eduarda Teixeira, que atua na área de clínica de pequenos animais, indica fazer a secagem com uma toalha ou secador de cabelo, observando o controle de temperatura para não queimar as patinhas.
Publicidade
Ela alerta que produtos com álcool não devem ser usados para lavar as patinhas , nem produtos de limpeza de ambiente ou de uso humano. “A higienização é importante para remover sujidades, corpos estranhos que possam estar presos, pele morta, microrganismos (como bactérias e fungos) e parasitas (como carrapatos e pulgas), especialmente depois dos passeios. Isso evita inflamações, alergias e infecções”, informou.
LEIA TAMBÉM: Primavera requer atenção com os pets; veja dicas
Acrescenta que “se o animal estiver lambendo ou mordendo muito as patas, apresentar rachaduras ou machucados nas patas, aparentar desconforto para caminhar ou até mancar, é importante levar ao veterinário, pois isso pode estar sendo causado por dermatites, ansiedade ou até por algo preso ou machucando”.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.