O pastor Márcio Arthur Trentini, de 48 anos, está deixando Santa Cruz do Sul após nove anos para uma temporada de 59 meses na Alemanha. O próximo dia 30 será o último à frente da Comunidade Evangélica do Centro. Depois, irá aguardar a liberação para viagens de brasileiros à Europa. Ele irá assumir como pastor e presidente da comunidade em Kohlberg, no Estado da Baviera, próximo da divisa com a República Tcheca. A paróquia também engloba a cidade de Weiherhammer.
Os vistos de trabalho e moradia estão sendo providenciados pela Igreja Evangélica na Alemanha (EKD). A partir do dia 1º de maio, Márcio, a esposa Vivian Trentini, de 45 anos, e o filho Gustavo, de 14 anos, estarão com as malas prontas. Arthur, o filho mais velho, de 18 anos, ficará em Porto Alegre para a faculdade. Na chegada à Alemanha, a família participará de um curso de alemão durante dois meses. Gustavo fará o equivalente ao 9º ano, a partir de setembro.
Kohlberg é uma cidade de 2 mil habitantes. Weiherhammer tem o dobro. A oportunidade surgiu por convênio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) para intercâmbios na Baviera. Márcio passou pela seleção com análise de currículo e entrevistas, durante três meses. Na terça-feira de Carnaval, recebeu a notícia da aprovação.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Cristo esculpido de 43 metros é o assunto dos Vales
Márcio já esteve na Alemanha por outros motivos. Visitou amigos, levou um grupo de pessoas de Santa Cruz nos 500 anos da Reforma Luterana e participou de seminários. “Agora vou a trabalho, por meio do intercâmbio das igrejas. Levarei propostas da igreja daqui, a forma como trabalhamos, no sentido de promover a troca de experiências, que é sempre enriquecedora. Tenho certeza que os pastores alemães farão o mesmo aqui no Brasil”, destacou.
Ainda não está definido quem será o novo pastor da Comunidade Evangélica do Centro. A vaga está aberta e currículos estão sendo analisados. Durante a transição, o pastor sinodal Bruno Ari Bublitz vai assumir as funções, durante cerca de três meses. Na volta ao Brasil, em 2026, Márcio vai passar por um processo de seleção para ser designado a uma paróquia.
Publicidade
Natural de Teutônia, Márcio vai completar 25 anos de pastorado em dezembro. Graduou-se em Teologia na Faculdades EST, em São Leopoldo. Depois, passou um ano em Portão no período de prática. A primeira comunidade foi a Rincão dos Ilhéus, entre Estância Velha e Novo Hamburgo, onde permaneceu por oito anos. Foram mais sete anos e meio na Martin Luther, em Porto Alegre. Desde agosto de 2012, está em Santa Cruz. Como estudante, atuou em diversos outros locais ao auxiliar pastores, principalmente nos fins de semana.
LEIA TAMBÉM: Imagem do padroeiro volta à Igreja São José após restauração
A esposa Vivian, também de Teutônia, é diácona e coordena o projeto Vida e Esperança. Também é docente no Colégio Mauá, na disciplina de Ensino Religioso. A comunidade de Kohlberg ficou empolgada na entrevista de seleção ao saber que Márcio era casado. “É uma comunidade interiorana que enfrenta dificuldade para conseguir um pastor. Estão há um ano sem pastor. O anterior era solteiro e ficou 38 anos. Agora estão felizes em receber uma família. Muito empolgados por sermos brasileiros, pelo nosso jeito descontraído”, revelou. Em um site local, a manchete sobre a ida do pastor Márcio e a família foi definida como “um colorido diferente para a comunidade.”
Publicidade
Sobre a trajetória em Santa Cruz, a palavra que marca os nove anos é vínculo. “Na noite em que fui instalado aqui, usei exatamente essa palavra: criação de vínculos. É uma das tarefas que temos como pastor. Pessoalmente, criei vínculos fortes com a comunidade”, enfatizou.
Márcio também ressaltou a integração com a sociedade ao estar inserido no trabalho ecumênico com outras igrejas e a participação no 7º BIB, na comissão da Oktoberfest e no Colégio Mauá, entre outras atividades. “Difícil é não ter como se despedir de forma apropriada por conta da pandemia”, complementou.
LEIA TAMBÉM: Serventes de escola realizam pinturas artísticas nas paredes e muros da instituição
Publicidade
This website uses cookies.