Categories: Regional

Passo a passo: saiba como baixar e imprimir o documento do veículo

Uma novidade implantada pelo Detran/RS neste ano vem causando transtornos e dificuldades a muitos proprietários de veículos no Rio Grande do Sul. O órgão não encaminha mais o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em formato físico para os motoristas, como ocorria até o ano passado.

Agora, para obter o documento dos automóveis é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível nas plataformas Apple e Android, que já é utilizado por quem possui a Carteira Nacional de Habilitação digital. Para quem não tem smartphone ou prefere a versão impressa, a alternativa é acessar o Portal de Serviços do Detran e realizar a impressão por conta própria (veja abaixo).

Atualmente a maioria dos serviços públicos disponíveis na internet utiliza um cadastro único do governo federal, que pode ser criado na página www.gov.br. A partir disso é possível acessar dados e solicitar serviços e documentos em diversos órgãos públicos ou delegados.

Publicidade

LEIA MAIS
Documento de propriedade de veículos passa a ser digital no país
Saiba como obter a versão digital do documento do veículo

PASSO A PASSO

Para imprimir o documento do veículo em casa, basta seguir os passos a seguir:

1 – Acessar a página serviços.detran.rs.gov.br e inserir o CPF e a senha cadastrada anteriormente;

Publicidade

2 – Na seção “Meus veículos”, clicar em Consultas adicionais;

3 – Localizar o veículo que deseja e clicar no botão azul, “Obter ou imprimir CRLV-e”;

4 – O serviço será redirecionado para o Portal do Denatran. Agora, na coluna à esquerda, clique em “Baixar CRLV”. Será necessário informar o código Renavam, a placa e o código de segurança existente na parte superior direita do Certificado de Registro do Veículo (CRV, o antigo DUT, preenchido na hora da venda do veículo);

Publicidade

5 – Clique no link que remete ao veículo cujo documento você deseja imprimir;

6 – Baixe o arquivo “CRLVDigital.pdf” que foi gerado na página;

7 – Faça a impressão em uma folha A4 branca, em preto e branco.

Publicidade

Saiba mais

A impressão pode ser feita em casa ou em qualquer lugar de preferência do usuário. Em alguns municípios, os Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) também prestam esse serviço, a um custo fixo de R$ 8,30 por documento.

No caso dos veículos de empresas, registrados para pessoa jurídica, essa impressão só está disponível para as que possuem Certificado Digital, ou presencialmente no CRVA. Tanto o documento digital disponível no smartphone como o impresso por conta própria tem validade e podem ser apresentados em qualquer situação exigida. A validação ocorre por meio do código QR.

LEIA MAIS
Pagamento do IPVA em fevereiro dá desconto de até 21%
Detran deve reduzir taxa de licenciamento em pelo menos 10%
Especialista alerta sobre cuidados no uso do QR Code

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.