A agitada tarde do último sábado, 1º, em Sobradinho, reuniu uma pitada da cultura italiana, unida ao clima e espírito natalino que já toma conta do município. A primeira edição do Natal nos Casarões, iniciativa da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Rota dos Casarões e a Casa da Cultura Amario João Lazzari, valorizou de uma vez só o turismo rural, a história e a tradição dos casarões de Campestre e também o trabalho desempenhado pela comunidade local.
Os mais de 20 participantes do passeio já entraram no clima do evento ao embarcar no ônibus da Rota dos Casarões, que foi todo decorado com enfeites natalinos. No trajeto de seis quilômetros do Centro de Sobradinho até a localidade, teve até uma animada cantoria, com o “Canto do Imigrante”, e também uma breve abordagem sobre a história da imigração italiana em Campestre, feito pela guia turística Angelita Fardin Ceretta.
O roteiro começou pelo Casarão Miotto, e depois seguiu-se pelo Casarão Maieron, Casarão Cella, Museu da Tia Helena e Casarão Bertó. Em cada lugar, os participantes puderam conhecer um pouco da história daquele local, através de relatos de moradores e descendentes dos imigrantes que se instalaram na região. No Casarão Cella, inclusive, houve degustação de queijo e linguiça colonial, além de um saboroso vinho.
Publicidade
Depois de percorrer os casarões, o passeio chegou até a Capela La Consolata, um dos pontos turísticos mais prestigiados de Campestre. Lá, houve recepção do grupo de cantoria, que entoou canções italianas para animar o ambiente. As apresentações ocorreram dentro da capela e também do lado de fora. Também foi feita demonstração do tiro de morteiro, outra tradição da localidade, e que sempre desperta curiosidade nos participantes.
Até o Papai Noel esteve presente
A parte final da programação do Natal nos Casarões ocorreu no salão da comunidade, onde houve um momento de integração dos participantes com o grupo de cantoria, ao melhor estilo da cultura italiana. Ainda, foi servido um delicioso café colonial, com produtos feitos na localidade, e também foram comercializados produtos confeccionados pelos moradores de Campestre, como alimentos e decorações.
Publicidade
O encerramento contou com a presença do Papai Noel, que distribuiu lembranças a todos os presentes e também divertiu as crianças que estavam no local. A extensionista social da Emater, Maiquiele Schaefer Roso, que esteve incansavelmente na organização, comemorou o sucesso do evento, agradecendo a parceria com a Rota dos Casarões e a Casa da Cultura.
This website uses cookies.