Uma propriedade de Linha Borges de Medeiros, interior de Santa Cruz, foi alvo de uma ação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar (BM) na manhã desta segunda-feira, 25. Após realizar uma vistoria na região, um analista ambiental flagrou as gaiolas no pátio da residência.
Nesta segunda, por volta das 10h30, as equipes foram ao local e apreenderam 18 aves em gaiolas e alçapões (armadilhas para captura). Dentre as espécies, estavam cardeais, azulões, sanhaço-frade, coleirinho, pintassilgos, trinca-ferro e um pintagol (um ave híbrida de pintassilgo com canário belga).

Segundo Gustavo Henrique Lambert, que participou da ação, com exceção do último citado, que não será solto pela condição de ser híbrido, todos os outros são animais silvestres e foram soltos no Parque da Gruta. Ele destaca que nenhum tem origem de criadouro, com anilha, ou seja, são oriundos de capturas ou reprodução ilegal.
Publicidade
No local alvo da ação, as equipes foram atendidas por uma mulher que se identificou como ex-companheira do proprietário das aves. Foi entregue uma notificação de apreensão dos pássaros e, posteriormente, será entregue o auto de infração.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil de Venâncio Aires realiza ação contra crimes ambientais
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade