A Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na localidade de Linha Carijinho, no interior de Sobradinho, mantém viva uma tradição que tem mais de 80 anos. Foi em meados dos anos de 1930 que uma aposta criou uma das mais importantes festas da região Centro-Serra.
O presidente da comunidade, Elemar Lazzari, é quem explica. De acordo com ele, em uma véspera de São João, a comunidade organizou uma festa junina com fogueira e tudo mais. Quando as chamas se apagaram, foi feita uma aposta. “Quem passar pelas brasas sem queimar os pés ganha um cavalo encilhado. Não é que um corajoso passou e levou para casa o cavalo?”, conta.
Desde então é sagrado. Faça chuva ou faça sol, todos se encontram em Linha Carijinho no dia 23 de junho. “A passagem pelas brasas é apenas uma das atrações da festa”, afirma o presidente. A comemoração de São João está marcada para começar às 6 horas de domingo, com alvorada festiva. Às 10 horas tem missa sertaneja. Depois do almoço, às 13 horas terá início o baile da terceira idade. Depois, a partir das 18 horas, ocorrerá um show ao ar livre. A fogueira deve ser acesa às 19 horas.
Publicidade
“Tem programação para todos os gostos”, garante o presidente da comunidade. A fogueira deve queimar até as 21h30, quando começará o desafio da brasa. Segundo Lazzari, os participantes fazem fila para atravessar o braseiro. “O principal desafio é o calor que sobe. Fora isso, tudo é festa.”
Para passar pelas brasas
Publicidade
- Elemar Lazzari ensina aos festeiros de primeira viagem que o segredo de passar pelas brasas sem queimar os pés está em observar algumas regrinhas. A primeira delas é cuidar para estar com os pés bem secos. “É preciso também encolher os dedos, não deixá-los abertos”, recomenda.
- O presidente da comunidade Nossa Senhora de Fátima diz ainda que é necessário caminhar rápido sobre a fogueira. Além disso, na hora de pisar, é preciso escolher as brasas vivas para andar por cima delas. “Se você pisa nas cinzas, elas grudam nos pés e podem queimar em contato com a brasa.”
- Lazzari diz ainda que aqueles que exibem uma “camadinha” embaixo dos pés, característica de quem anda descalço, têm vantagem. “Trata-se de uma diversão à parte. Quem tem coragem deve experimentar”, complementa o organizador da festa.
- Para chegar à Comunidade Nossa Senhora de Fátima, é preciso passar a entrada principal de Sobradinho e seguir por aproximadamente três quilômetros. O acesso é pelo balneário Curva do Rio, indicado por uma placa.