Os militares do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) vão conhecer seu novo comandante nesta quinta-feira, 13. A cerimônia de passagem de comando ocorre a partir das 10 horas no pátio do Batalhão, onde o coronel Fernando Barcellos da Rosa vai transmitir o cargo para o tenente-coronel Marcelo Soares, que servia em Manaus e vai comandar a unidade santa-cruzense pelos próximos dois anos.
O 7º BIB não será novidade para o tenente-coronel Marcelo Soares, que já serviu na unidade entre 2009 e 2010 e entre 2014 e 2016. Ele explica que realizou cursos ao longo de sua carreira para obter a capacitação de comandar uma organização militar. “Nas nossas turmas de formação, temos um escalonamento onde você coloca a unidade que gostaria de comandar. Eu fui abençoado e estou vindo para o 7º BIB, que é realmente a unidade que eu gostaria de comandar”, disse em entrevista à Rádio Gazeta.
LEIA MAIS: Barcellos da Rosa passa comando do 7º BIB em 13 de janeiro; sucessor já está definido
Publicidade
Desde maio do ano passado, quando recebeu a nomeação, Soares tem mantido contato com o coronel Barcellos com o objetivo de conhecer a realidade local. “Cada vez que venho a Santa Cruz, vejo que o quartel está melhor. Todos os comandantes que passam por aqui deixam o seu trabalho, seu suor e seu sangue no intuito de melhorar o Batalhão, tanto na parte operacional como administrativa”, salientou.
Ao longo de sua carreira, o tenente-coronel Marcelo Soares atuou no 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS), em Rio Branco, no Acre. Depois foi transferido para a função de instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio de Janeiro. Na sequência, atuou na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (Esao), também no Rio de Janeiro, e em 2009 teve sua primeira passagem pelo 7º BIB.
Em 2011 voltou ao Acre por três anos e em 2014 retornou a Santa Cruz. Depois, esteve na 6ª Brigada de Infantaria Blindada, em Santa Maria, e atualmente chefiava a Seção de Operações do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia, em Manaus. Soares exaltou o trabalho realizado por Barcellos. Afirmou ter como meta manter o alto nível operacional e administrativo da unidade que vai assumir a partir desta quinta-feira, com a implementação de melhorias conforme as necessidades e oportunidades.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Sine cadastra egressos do Exército para vagas de emprego; veja mais oportunidades
Legado de trabalho
Ao avaliar seu período à frente do 7º BIB, o coronel Barcellos destacou o empenho de seus subordinados e a qualidade do trabalho realizado por eles. “É uma equipe que tem uma sinergia muito positiva. São homens e mulheres que realmente atuam em prol das nossas missões e atividades.” Ele lembrou que praticamente todo o seu comando ocorreu durante a pandemia, situação que exigiu grandes mudanças e adaptações na rotina do Batalhão, assim como a mobilização dos militares.
Entre as diversas ações estiveram a montagem do Hospital de Campanha, a organização dos locais de vacinação, orientações à população e combate à dengue. Após deixar o 7º BIB, o coronel Barcellos entra em férias e depois vai assumir a chefia de uma seção de Estado-Maior no Quartel-General da 3ª Divisão de Exército, em sua cidade natal, Santa Maria.
Publicidade
LEIA MAIS: Comandante do 7º BIB recebe o título de cidadão santa-cruzense
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade