Categories: Regional

Passa Sete terá projeto modelo em 2019

O município de Passa Sete terá em 2019 o Programa Esporte e Lazer da Cidade, do Ministério do Esporte. O município foi selecionado em primeiro lugar no Estado do Rio Grande do Sul e já possui o plano de trabalho e empenho aprovado para a execução das ações. Este programa atenderá a população através de oficinas de esporte, de arte e de cultura. 

A secretária de Educação Rafaela Rech aponta que este programa além de ser uma novidade na região, também proporcionará atividades diferenciadas para os munícipes de Passa Sete, sempre valorizando e desenvolvendo as peculiaridades locais.

O que é o programa?
O Programa Esporte e lazer da Cidade (PELC), desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

Publicidade

O Programa se desenvolve a partir da implantação de núcleos de esporte recreativo e de lazer, sejam eles localizados em regiões urbanas ou rurais, em comunidades e povos tradicionais ou povos indígenas. É no núcleo, considerado centro de convivência social, que as manifestações esportivas e de lazer são planejadas e desenvolvidas. As praças, as quadras, os salões paroquiais, os ginásios esportivos, os campos de futebol e os clubes sociais são exemplos de espaços destinados aos núcleos. Nesses, as atividades de lazer, de esporte, culturais, artísticas e intelectuais acontecem baseadas no princípio da gestão participativa e democrática.

Objetivos

– Nortear ações voltadas para públicos diferenciados (conforme faixa etária, gênero, raça, etnia, orientação sexual, pessoas com deficiência, entre outros) nos núcleos de lazer e esporte recreativo;

Publicidade

– Estimular a gestão participativa entre os atores locais direta e indiretamente envolvidos;

– Estimular a implementação de metodologia participativa e democrática para o desenvolvimento de políticas públicas intersetoriais de lazer e esporte recreativo;

– Promover a formação inicial e estimular a formação continuada dos agentes sociais e gestores municipais de lazer e esporte recreativo;

Publicidade

– Valorizar e fortalecer a cultura local na apropriação do direito ao lazer e ao esporte recreativo;

– Promover a ressignificação e a qualificação de espaços e equipamentos públicos de lazer e esporte recreativo;

– Democratizar o acesso ao lazer e esporte recreativo, privilegiando as comunidades menos favorecidas.

Publicidade

Eixos centrais do PELC

1 – Implantação e Desenvolvimento de Núcleos de Esporte Recreativo e de Lazer, nas diversas regiões do Brasil, com o objetivo de garantir o direito ao acesso de qualidade a políticas públicas de lazer e de esporte, em sua dimensão recreativa, para as diversas faixas etárias, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência.

2 – Formação Continuada – ação educativa continuada de gestores, agentes sociais, lideranças comunitárias, pesquisadores, legisladores e demais parceiros atuantes na esfera pública com vistas à formação e à implementação de políticas de lazer e de inclusão social e cultural.

Publicidade

 

 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.