As localidades atingidas pelo evento adverso do último final de semana no município de Passa Sete, foram: Murta, Caçador, Posse do Caçador, Serra Velha, Lajeado Sobradinho, Barro Preto, Pitingal e Engenho Velho. Muitos trechos de estradas no interior ficaram interditados devido a queda de árvores, arrancadas e quebradas pelo vendaval, além de cerca de 40 postes de energia elétrica que ainda não foram consertados, não havendo ainda previsão para tanto.
Em levantamento realizado na segunda e terça-feira por membros da Defesa Civil, foram verificados danos em sete prédios públicos: destelhamento nos postos de saúde de Serra Velha, e Caçador e queda de um cipreste no posto de saúde da Murta. Houve destelhamento na Escola José Rech, de Pitingal, que já foi reparado, e destelhamento na escola desativada de Serra Velha.
O Ginásio de Baixo Passa Sete teve uma de suas paredes comprometida, onde parte caiu. Já o Ginásio de Serra Velha, local em que acontecia uma festa na hora do vendaval, não teve destelhamento, mas o prédio passará por avaliação na estrutura, que pode ter sido danificada. Os prédios comunitários também foram atingidos: o Salão da Comunidade do Divino de Murta teve o telhado parcialmente arrancado. Os salões comunitários de Caçador e da Serra Velha tiveram danos na estrutura, onde partes das paredes caíram e destelhamento de grande parte do prédio. Também a igreja da comunidade de Serra Velha foi destelhada parcialmente.
Publicidade
Já nas propriedades, os danos maiores foram em galpões, fornos e varandas. Cerca de 30 foram atingidos, destes, 20 ainda precisam ser recuperados. Sete propriedades tiveram fornos destruídos totalmente pela ação do vento. Com relação a residências, foram registrados e relatados prejuízos em 24 casas. Destas, 16 que haviam sofrido destelhamento parcial, já foram consertadas e recuperadas pelos próprios proprietários e duas possuem seguro. Três tiveram prejuízo inclusive na estrutura das casas (com destelhamento total e queda de paredes), porém em uma destas o morador já estava de mudança para outro local. A Prefeitura de Passa Sete adianta que está em busca de recurso principalmente para auxiliar estas famílias que tiveram suas casas destruídas pelo vendaval.
This website uses cookies.