ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Páscoa é um dos momentos mais marcantes da fé cristã e mobiliza fiéis muito antes da data

Vera Lúcia Limberger é voluntária da Catedral São João Batista, de Santa Cruz

A Páscoa é a data mais importante para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A voluntária da Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul, Vera Lúcia Limberger vive a ocasião intensamente há pelo menos cinco anos. Antes, ela era aeronauta e nem sempre podia estar tão presente nas atividades litúrgicas. “Sempre que possível participava das celebrações, mesmo que, dependendo do país em que me encontrava, não tivesse o domínio do idioma. Sinto-me feliz em retornar à terra natal e poder fazer esta caminhada de fé”, declara. 

Vera relembra que, na infância, ainda com pouca consciência do que a celebração representa, via a Páscoa como uma festa que a entusiasmava e a enchia de alegria e de esperança. Hoje, com mais conhecimento, ela entende que é o ponto alto de sua fé. “Aprendemos que a Páscoa é a passagem da morte para a vida. Como cristã, acredito e procuro viver minha fé em Jesus Cristo, que me ama e ama a todos nós. Por isso morreu e ressuscitou, para nos tirar das trevas do pecado, para uma vida nova. E, no fim dos tempos, podermos também ressuscitar dos mortos.”

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: irmãs confeccionam bolachas de Páscoa para pacientes do HSC

Publicidade

No domingo de Páscoa, Vera conta que é praticamente a primeira a chegar na igreja para cuidar dos últimos preparativos e, com a comunidade, celebrar a solenidade do dia. A família dela também participa da celebração, que tem continuidade em casa. Porém, bem antes do domingo festivo, começam os trabalhos relacionados à data.

“O tempo que antecede é a Quaresma, em que nos motivamos a uma vida de oração, penitência e caridade. Com a Campanha da Fraternidade, somos estimulados à caridade, com atos concretos de amor ao próximo. Jesus, em sua vida pública, nos ensinou também o amor aos irmãos. Dos muitos exemplos que nos deixou, um deles foi o ‘lava-pés’, que recordamos na Quinta-feira Santa”, explica.

Publicidade

LEIA MAIS: Fiéis se reúnem para a cerimônia do Lava-pés em Santa Cruz; conheça o significado

Publicidade

Aproximadamente 15 dias antes da Semana Santa, iniciam-se os preparativos mais intensos para o período. “Todo o trabalho é em equipe e muitos atuam em diversos setores, desde a limpeza, ornamentação, canto e liturgia. A Semana Santa é a semana mais importante do ano para nós, cristãos, pois vivenciamos a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Toda organização e dedicação têm como objetivo principal que todos os fiéis possam ter momentos de oração e união com nosso Salvador”, destaca. 

LEIA TAMBÉM: Moradora de Santa Cruz encontra motivação no voluntariado: “O sorriso é o agradecimento mais lindo”

Preparativos para a data vêm desde janeiro

Publicidade

Muita gente tem o Natal como uma data especial para decorar a casa. Mas outros tantos também enfeitam suas residências no período que antecede a Páscoa, para que o ambiente fique bonito e à altura do momento, tão especial para celebrar em família. E assim, as casas ganham aquele toque de beleza com coelhos espalhados pelos ambientes.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS: emoção nos 30 anos da Paixão de Cristo em Rio Pardo

Maria Schmidt, de 57 anos, conhecida como Mariazinha, é artesã em Santa Cruz e tem a Páscoa como uma data mais do que especial. Além de ser uma fonte de renda e de ela se envolver com o artesanato para o período desde janeiro de cada ano, segundo Mariazinha, essa é a celebração pela qual ela mais tem carinho. “Eu gosto mais da Páscoa do que do Natal. No Natal eu faço quase só o que encomendam, e pela Páscoa eu sou apaixonada, começo a fazer logo em janeiro. Depois que termina o Natal, eu tiro uns 15 dias para descanso e já começo a trabalhar voltada à Páscoa”, conta. 

Publicidade

Publicidade

A artesã Maria Schmidt conta que adora confeccionar os itens de Páscoa | Foto: Bruno Pedry

LEIA TAMBÉM: Osterbaum conquista espaço nas decorações em Santa Cruz; entenda a tradição

Para Maria, a Páscoa é um momento de estar junto da família. Conforme a artesã, os dois filhos e os três netos se reúnem na casa dela, no Bairro Ana Nery, em Santa Cruz, para celebrar. Foi de uma influência familiar, inclusive, que ela passou a se dedicar ao artesanato. Possui a carteirinha de artesã há aproximadamente dez anos.

“Eu comecei quando minha irmã faleceu, em 2005, minha filha decidiu pagar o curso para que eu me ocupasse. Comecei a vender, a fazer cursos e fui me aprimorando. Em 2011 eu fiz minha primeira Oktoberfest, no ano em que minha neta nasceu”, recorda. Depois disso, também passou a participar do Brique da Praça, na Getúlio Vargas, e é uma das artesãs que colaboram na Casa do Artesão.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta