Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Partos de mães jovens chegam a 16,7%

A cada dez partos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Cruz no ano passado, mais de um foi de menina com menos de 20 anos. Segundo a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Raquel Rozeno, foram 191 bebês de mães adolescentes ao longo de 2015, contra 949 de mulheres a partir de 21 anos. Dentre os partos das mais jovens, 92 foram cesáreas. “A grande quantidade de cesáreas é justificada pela gestação de risco, já que muitas dessas jovens ainda não estavam com o corpo bem formado”, explicou Raquel.  

Do total de partos no município realizados pelo SUS em 2015, 45,48% foram de mulheres entre 20 e 29 anos; 39,93%, entre 30 e 39 anos; e 3,09%, acima dos 40 anos. Pela tabela do SUS, eles custaram R$ 617.250,76, enquanto o custo de partos normais e de cesáreas de meninas entre 10 e 19 anos foi de R$ 125.439,00.

Para evitar a gravidez precoce, em Santa Cruz do Sul são oferecidos grupos de educação em saúde. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, as atividades ocorrem em unidades com Estratégia de Saúde da Família (ESF). Jovens, porém, podem procurar qualquer posto de saúde para obter informações e orientações. “Temos junto às unidades o programa Saúde na Escola, que procura, dentre diversos assuntos, abordar a educação sexual e também doenças sexualmente transmissíveis”, comenta Raquel.  O número de encontros, de acordo com ela, depende da quantidade de jovens interessadas. 

Publicidade

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.