A corrida pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul começará a ser oficialmente desenhada a partir desta quarta-feira, quando se inicia o período previsto pela Justiça Eleitoral para que partidos formalizem candidaturas e alianças. Até o próximo dia 5 de agosto, as frentes que disputarão o comando do município estarão definidas.
Embora já possam ser realizadas a partir de hoje, na prática as convenções começarão a ocorrer na reta final do prazo. Dentre as que já estão agendadas, a primeira deve ser a do PSTU, que convocou para o dia 28, na Câmara de Vereadores. Como já é tradição no município, a maior parte das legendas deve reunir seus integrantes para deliberar sobre as chapas e nominatas no último dia. É o caso, por exemplo, do PSB, PT, PP e PTB. Em 2012, apenas dois partidos do município não deixaram para fazer convenção no último dia.
Essa espera é estratégica: ainda que seis candidaturas a prefeito já estejam engatilhadas, ainda há diversas siglas com situação pendente, como o DEM, o PDT e o PSD. Assim, dirigentes evitam fechar as portas de suas coligações cedo demais para não perder possíveis apoios. No grupo liderado pelo PSDB e PMDB, uma das ideias cogitadas é abrir a convenção antes do dia 5, mas suspender os trabalhos e fechá-la apenas no fim do prazo, aguardando para incluir algum aliado.
Publicidade
Além da formalização dos candidatos, as convenções configuram o primeiro ato político das campanhas, quando os prefeituráveis tentam demonstrar a força de suas frentes e dão as diretrizes do que serão as suas linhas de atuação na campanha. A tendência, segundo dirigentes ouvidos pela Gazeta do Sul, é que isso ganhe ainda mais peso esse ano, já que o período eleitoral será bem mais curto que os anteriores: a campanha começa oficialmente no dia 15 de agosto e a votação será no dia 2 de outubro.
CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS PRÉ-CANDIDATOS
NA VERSÃO DIGITAL DA GAZETA DO SUL
DESTA QUARTA-FEIRA
Publicidade