Depois de anunciar a chamada reinvenção pedagógica, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou o primeiro Vestibular de Verão dentro da nova proposta, na tarde de sábado, 7. Além disso, dessa vez foi adotada a prova de redação, modelo que já vinha sendo utilizado nos processos complementar e de inverno.
A prova teve início às 14h30, com duração de três horas. Foram cerca de 2 mil vestibulandos, um crescimento em torno de 25% em comparação com o ano anterior. Nesta edição, o índice de abstenção ficou em torno de 14%, o que é considerado satisfatório pela organização.
Os candidatos vieram de 126 municípios brasileiros. “Foi um vestibular interestadual”, afirmou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, em entrevista coletiva. As inscrições contemplaram estudantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia, Mato Grosso e Distrito Federal.
Publicidade
Acadêmico de Educação Física, Matheus Araújo Ferreira, de 21 anos, quer mudar de área. Por isso, ele prestou vestibular para Gastronomia. Morador de Cachoeira do Sul, pretende dar início aos estudos no próximo ano. “Quero apostar em um novo caminho. Na redação, escolhi o tema ‘Filtro do olhar’, que fala sobre empatia”, afirma. Outras sugestões apresentadas para a redação foram “A era da negação” e “Toda criança tem direito”.
De Encruzilhada do Sul, Neuza Nunes e Joelcy Batista aguardavam o filho Gregory, de 18 anos, que prestava vestibular para Direito. Após realizar a prova duas vezes, para testar os conhecimentos, dessa vez ele tenta uma vaga para ingressar no próximo ano. “Nós já viemos para Santa Cruz na sexta-feira. Gostamos muito da cidade. E estamos confiantes no desempenho dele”, afirmou Neuza.
Avaliação
Dentre os cursos mais procurados estão, por ordem de número de inscritos, Psicologia, Medicina Veterinária, Enfermagem, Agronomia e Odontologia. O listão de aprovados será divulgado amanhã a partir das 15 horas. O vestibular para Medicina será realizado no dia 11 de janeiro.
Publicidade
“Temos uma reinvenção presente já no vestibular. Queremos, a partir de agora, oferecer espaços de aprendizagem diferenciados”, disse a reitora (foto). Os cursos vão promover mais interação com tecnologias e atividades práticas, com foco nas competências necessárias para o futuro. Ela ainda lembrou que estudantes de escolas em greve podem garantir a matrícula e apresentar os certificados de conclusão assim que possível.
This website uses cookies.