Apesar da persistência das fortes chuvas em Santa Cruz do Sul nesta quarta-feira, feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho, a 35ª Feira do Livro e a 1ª Festa Literária Internacional estão com parcela dos livreiros estabelecidos na Praça Getúlio Vargas a postos no local. A organização do evento, que é uma parceria entre o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, informou pela manhã que todas as atividades programadas para o dia estavam canceladas, em função do mau tempo.
No entanto, em uma reunião com os livreiros, foi dada a eles a possibilidade de decidirem se manteriam as bancas abertas, para atender ao público que eventualmente fosse se dirigir até o local. O Portal Gaz conferiu a situação ao meio-dia e constatou que 12 das 18 bancas estavam abertas, ou seja, dispostas a aguardar, ao longo da tarde, pela visita de público, em momentos nos quais a chuva viesse a dar alguma trégua.
LEIA TAMBÉM: Feira do Livro inicia com leituras inspiradoras
Publicidade
Esta quarta-feira previa, entre outras atrações, a participação da escritora venezuelana María Elena Morán, cuja vinda acabou sendo cancelada ainda na terça-feira, 30, à noite. Morán, radicada em São Paulo, teria dificuldades de, chegando em voo pela manhã, se deslocar de Porto Alegre a Santa Cruz por rodovia, e assim nem chegaria a tempo para a sua atividade. Da mesma forma, todas as demais atrações artísticas e culturais foram canceladas.
No entanto, a continuidade do evento está mantida, com a programação inicialmente prevista até o próximo domingo, 5. A organização, de maneira extra-oficial, admite avaliar a viabilidade de estender a feira talvez por mais dois dias, além do período oficial, mas isso implica em um alinhamento a ser feito com os fornecedores e apoiadores responsáveis pela infraestrutura, bem como com os profissionais envolvidos, inclusive os livreiros.
LEIA TAMBÉM: Elenor Schneider: “O professor é um irradiador da leitura”
Publicidade
A agente de Cultura e Lazer do Sesc, Lisiane Camargo, coordenadora da Feira e da Festa Literária, comenta que a tendência é de que parcela das atividades da quinta-feira, 2 de maio, venha a ser mantida. É o caso da presença da escritora cubana Teresa Cárdenas, radicada no Rio de Janeiro, uma das principais atrações internacionais desta edição. Lisiane citou para o Portal Gaz que, a princípio, a intenção é manter a agenda com Cárdenas na quinta-feira à tarde.
“Cogitamos que talvez seria pertinente, diante do cenário tão delicado e complicado como o que estamos vivendo na região, em função dessa forte enchente, termos um momento de respiro, e com a reflexão que ela traria para a comunidade”, comenta Lisiane.
LEIA TAMBÉM: Marli Silveira: “ler é a maneira mais poética e humana de se imaginar melhor”
Publicidade
Já os lançamentos de livros, com sessões de autógrafos, que estavam programados para a tarde dessa quarta-feira, foram remarcados para o final de semana, em sua maioria para o sábado à tarde. Os demais lançamentos de livros já previstos tanto para o sábado quanto para o domingo estavam mantidos.
A organização advertiu que seguia acompanhando em tempo real a evolução das notícias associadas ao clima. A partir disso, poderá vir a emitir novos comunicados com informações sobre a manutenção, ou não, das atividades previstas para os próximos dias da Feira do Livro.
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙