Na tarde desta sexta-feira, 21, chegou em Belo Horizonte o avião fretado pelo governo dos Estados Unidos (EUA) com 30 brasileiros deportados por imigração ilegal. O número de deportados foi confirmado pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e também pela concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana da capital mineira.
Inicialmente seriam 106 pessoas deportadas, mas, segundo autoridades norte-americanas, alguns brasileiros obtiveram judicialmente a suspensão da medida e outros não foram submetidos aos testes RT-PCR para Covid-19, o que é obrigatório para ingresso no Brasil.
LEIA MAIS: Estados Unidos deportam 106 brasileiros ilegais
Publicidade
Este é o primeiro voo de deportação de brasileiros durante o governo de Joe Biden, que assumiu a presidência dos Estados Unidos em janeiro. A política de deportação dos EUA foi intensificada em 2019 pelo então presidente Donald Trump, que endureceu a legislação contra imigrantes ilegais.
Segundo o Itamaraty, “o processo de deportação ocorre integralmente sob as leis e a jurisdição soberana dos Estados Unidos”. Desde 2018, cerca de 5,3 mil brasileiros já foram deportados dos EUA.
Biden enviou ao Congresso norte-americano uma proposta de reforma das leis de imigração. Se aprovada, a medida permitirá ao governo, futuramente, implementar ações de regularização da condição de milhões de imigrantes que vivem sem documentos no País.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Latinos viajam aos Estados Unidos em busca de imunização