Diante da pandemia de Covid-19 e da necessidade de priorizar a segurança de alunos, professores e comunidade escolar, o modelo híbrido de ensino foi mantido em 2021, com aulas presenciais e remotas. Agora, nesta segunda quinzena de julho, terá início o recesso de inverno nas escolas.
O Colégio Mauá terá recesso desta segunda-feira, 19, a 2 de agosto. Não haverá atividades nesse tempo. Todos os alunos irão cumprir suas tarefas no período de aulas, tanto os que estão no presencial quanto os que estão no remoto. Os professores terão a oportunidade de participar do 16º Congresso do Ensino Privado, organizado pelo Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS), de 21 a 23 de julho. Neste ano ele será no formato virtual e mais de cem professores do Mauá estão inscritos.
O recesso escolar do Colégio Marista São Luís será entre 26 e 30 de julho. Os momentos de formação dos educadores acontecem semanalmente ao longo do ano letivo, visto que o recesso de 2021 é de uma semana. O processo de ensino e aprendizagem, para os estudantes das famílias que optaram por permanecer com as atividades de forma remota, ocorre por meio de plataformas online, como o Marista Virtual 3.0 e o Microsoft Teams – ferramenta de comunicação e colaboração que possui vários recursos que proporcionam a interação entre professor e estudante. Dessa forma, as aulas vêm ocorrendo de maneira síncrona, com um grupo presencial no colégio e outro em casa, assistindo à aula ao vivo. O planejamento do professor fica disponível no Marista Virtual 3.0, onde as atividades assíncronas são postadas pelos estudantes e suas famílias.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Maioria optou por aulas presenciais nos ensinos privado e municipal de Santa Cruz
O recesso na escola de educação básica Educar-se ocorrerá desta segunda a 30 de julho. Os estudantes retornam às aulas na segunda-feira, 2 de agosto. O recesso será um tempo de repouso, sem a rotina escolar, tanto para os professores quanto para os estudantes. Segundo a instituição, será um tempo de recarregar as energias para retomar o segundo semestre com entusiasmo, “dando continuidade às propostas planejadas para o ano letivo com qualidade”. Os estudantes no ensino remoto realizam todas as propostas concomitantes aos que estão no presencial. Portanto, atendem ao mesmo prazo de entrega de trabalhos e atividades. Não estão previstas atividades extras para os professores. Na Educar-se, a formação contínua dos professores ocorre no dia a dia, com destaque para as reuniões gerais realizadas nas noites de quarta-feira. Além disso, no início de cada ano letivo, é promovida uma semana com atividades e encontros especiais.
Período na rede estadual terá início no próximo dia 26
Nas escolas estaduais, o recesso vai de 26 de julho a 3 de agosto. De acordo com o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, os alunos que não retornaram ao modelo presencial continuam realizando as atividades na plataforma Google Classroom. Antes do recesso, os professores terão uma jornada de formação. Segundo ele, as equipes diretivas seguirão atuando nas escolas.
Publicidade
Com relação às escolas municipais, o recesso será de 26 a 30 de julho. Não há previsão de atividades especiais nesse período, já que o objetivo é que os estudantes tenham tempo para o lazer e descontração, conforme a chefe pedagógica e administrativa da Secretaria de Educação, Eliane Schmidt. As escolas terão horário especial de atendimento que será informado às suas comunidades escolares. “Os estudantes que fizeram adesão às atividades pedagógicas não presenciais vão entregando e tirando dúvidas com os professores no período letivo como os demais que retornaram ao presencial”, informou Eliane. A pré-escola, de 4 e 5 anos, também entra em recesso de 26 a 30 de julho. As Emeis, de zero a 3 anos, não fecham.
Ensino Superior
Unisc: 8 de julho a 2 de agosto
Dom Alberto: 12 de julho a 24 de julho
Escolas particulares
Colégio Mauá: 19 de julho a 2 de agosto
Marista São Luís: 26 de julho a 30 de julho
Educar-se: 16 de julho a 2 de agosto
Colégio Dom Alberto: 19 de julho a 31 de julho
Publicidade
Escolas estaduais
26 de julho a 3 de agosto
Escolas municipais e pré-escola
26 de julho a 30 de julho
*Emeis não fecham
LEIA TAMBÉM: Mais da metade das escolas da rede estadual já voltaram às aulas presenciais
Publicidade