Inaugurado em novembro de 2022, o Gauten – Parque de Inovação e Tecnologia de Santa Cruz do Sul chega a 2024 em processo de estruturação e com perspectivas de crescimento. A instituição possui atualmente 19 empresas vinculadas e muitas outras interessadas em se instalar no local. Entre os principais projetos para este ano estão o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes da rede pública municipal e uma nova edição do Gauten Summit.
Na avaliação do coordenador do Gauten, Guilherme Della Giustina, o ano passado foi de estruturação e 2024 será de consolidação. Segundo ele, a colaboração das empresas com a gestão do parque tem sido fundamental para obter os avanços pretendidos. “Todas sempre demonstraram interesse em contribuir com o crescimento e relevância, acreditando no potencial do projeto.” O Gauten Mentorias, o InspiraTech e o Gauten Summit 2024 são as três iniciativas prioritárias.
LEIA TAMBÉM: Metalúrgica Mor denuncia novo golpe em sites de vendas não autorizados
Publicidade
O primeiro é um circuito de palestras e eventos que visa oferecer conteúdos focados na aplicação prática. “Queremos possibilitar que empreendedores tenham acesso a uma trilha de conhecimento que vai desde o desenvolvimento de um produto ou serviço até formas de captação de recursos, passando por finanças, recursos humanos, marketing e vendas”, explica.
Outra novidade, o InspiraTech é uma parceria com a secretaria da Educação e se propõe a promover visitas dos alunos das escolas municipais ao local. “Vamos integrar palestras e práticas temáticas que visam ampliar o conhecimento sobre inovação, empreendedorismo e tecnologia, estimulando o interesse e a participação ativa no ecossistema empreendedor e tecnológico”, detalha.
O Gauten Summit, por sua vez, não apenas terá uma nova edição como ela será maior. “O evento foi um marco para o município e região, pois possibilitou o acesso a assuntos relevantes que antes estavam restritos a públicos específicos”, enfatiza. Segundo Giustina, os trabalhos já começaram e a meta é que em 2024 seja mais estruturado e relevante para os interessados. “O Gauten Summit 2024 será a consolidação do evento”, projeta.
Publicidade
Ocupação dos espaços é destaque
Com uma série de benefícios para atrair empresas interessadas, o Gauten está obtendo sucesso na ocupação dos espaços. Desde a inauguração, em 29 de novembro de 2022, Giustina revela que dezenas de empresas e empreendedores procuraram informações sobre o funcionamento e os objetivos do parque. Hoje há 19 empresas vinculadas, considerando as instaladas e as que estão com o processo em andamento. Destas, cinco são de fora de Santa Cruz e duas foram criadas exclusivamente com esse propósito.
LEIA TAMBÉM: Secretaria busca reduzir a fila de espera nos postos; entenda
“Cabe ressaltar que empresas de qualquer município podem apresentar projetos para instalação no parque, mas após a instalação, há um prazo de seis meses para realizar a transferência do registro para Santa Cruz ou que seja aberta uma filial”, frisa o coordenador. Uma alteração na legislação feita no ano passado também permite que empresas se tornem parceiras do Gauten sem necessidade de estar instaladas.
Publicidade
Na área de empresas associadas, que abrange as já consolidadas, a ocupação dos espaços é de 93%. No caso das residentes, aquelas em fase inicial, a lotação é de 50%. “Nos dois casos temos possibilidade de expansão, aumentando a capacidade conforme a demanda e necessidade.”
Há uma crescente procura pelas salas de reuniões, coworking, auditórios e o Palco 360. “Todos esses espaços podem ser usados por qualquer pessoa ou empresa e são gratuitos, basta fazer reserva.” O contato pode ser feito pelo e-mail [email protected], Instagram @gauten.scs ou (51) 3690 4134.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙