Cultura e Lazer

Parque de Eventos já está em clima de Fecars

Começou oficialmente nessa quarta-feira, 15, em Santa Cruz do Sul, a 33ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), no Parque de Eventos. O primeiro dia foi destinado à recepção de integrantes das 30 regiões tradicionalistas e fiscalização dos animais, bem como à montagem dos muitos acampamentos e demais estruturas necessárias para o evento. Na manhã desta quinta, 16, iniciaram as provas de laço.

A expectativa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) é de que 2 mil pessoas acampem no local e mais de 20 mil passem pelo parque até o próximo domingo, 19. Um dos destaques nesse dia de abertura foi a organização do parque, que recebeu elogios dos participantes.

LEIA TAMBÉM: Fecars deve ter presença de quatro mil pessoas no Parque de Eventos

Publicidade

Para a coordenadora da 5ª Região Tradicionalista (RT), Marisa Rossa, isso é fruto do planejamento. “Tudo foi pensado para que o resultado fosse o melhor possível, inclusive o tempo está colaborando. O parque está lindo, estamos com uma grande expectativa e é uma enorme satisfação poder sediar essa grande festa aqui na nossa cidade”, salienta.

Ela convidou a comunidade para comparecer ao parque e prestigiar as provas e demais atrações. “Nós já sediamos o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que é a nossa festa artística. Agora, depois de oito anos, voltamos a receber a Fecars com todas as modalidades de laço, seminário de cultura campeira e muitas outras atividades paralelas.”

LEIA TAMBÉM: Maior festa campeira do Estado divulga programação completa; confira

Publicidade

Outro ponto importante é que a entrada no Parque de Eventos é gratuita. “Nós tivemos essa preocupação para que todos tivessem acesso livre e irrestrito”, garante. Também não há cobrança de estacionamento para os veículos.

Conforme o presidente do MTG, Manoelito Savaris, a Fecars é realizada sempre no mês de março e funciona como um encerramento da temporada de grandes rodeios no Estado. A exemplo do que ocorre durante o Enart, a sede do MTG é transferida para Santa Cruz temporariamente até o final do evento e estarão presentes todos os membros da diretoria.

LEIA MAIS: “A partir desta quinta-feira a sede do MTG é em Santa Cruz”, diz presidente da entidade sobre o Fecars

Publicidade

Ele salientou o apoio da Prefeitura e também a herança que a Fecars deixará para o município após o encerramento. “Foram realizadas diversas melhorias no parque e elas vão permanecer para os próximos eventos que serão sediados aqui”, observou Savaris. Reforçou ainda a gratuidade para assistir às provas e seminários, bem como a oportunidade de lazer que a população santa-cruzense terá neste fim de semana.

A 33ª Fecars segue até domingo e o acesso ao parque deve ser feito pela Rua Vereador Rudi Falk, a partir da BR-471.

LEIA TAMBÉM: Expoagro Afubra terá seis horários de ônibus saindo de Santa Cruz; confira

Publicidade

Clima é de expectativa entre os participantes

Além dos que decidiram participar da 33ª Fecars para as competições de tiro de laço, gineteada, chasque e truco, há ainda diversas pessoas que chegam para vender produtos ou apenas acompanhar. O comerciante Carlos Soares, de Tramandaí, é um velho conhecido do circuito de eventos de Santa Cruz do Sul. Há muitos anos ele se desloca do Litoral Norte para expor na Oktoberfest, Enart e Festa das Cucas.

Acampamentos começam a ganhar forma para receber as delegações. Previsão é de que mais pessoas se instalem a partir desta quinta-feira Foto: Alencar da Rosa

Dessa vez, não foi diferente. “Estamos torcendo para que se confirme a expectativa de 20 mil visitantes, todos se divirtam e gastem aqui com a gente”, brinca. Também chamam a atenção o volume e tamanho dos acampamentos no parque. Muitos chegaram nessa quarta para garantir o lugar e preparar as estruturas para receber as delegações, que devem chegar nesta quinta.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz pretende sediar a Fecars nos próximos dois anos

Publicidade

É o caso dos integrantes da 9ª RT, que compreende dois municípios da Região das Missões. Nas palavras do vice-presidente Valdoir Peixoto, a Fecars é a Copa do Mundo do tradicionalismo, e a expectativa é receber cerca de 120 pessoas só no acampamento da 9ª RT. Ele é mais um a destacar o planejamento por parte da comissão executiva e também o apoio do poder público local e dos responsáveis pelo parque. “Tudo foi pensado e organizado para que tenhamos uma baita festa com as 30 regiões tradicionalistas. O objetivo, sem dúvida, é renovar e reforçar a tradição gaúcha.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.