Santa Cruz do Sul

Parque da Oktober terá centro de formação em judô

A Associação de Judô Santa Cruz (Ajusc) vai contar com uma sede própria para ministrar aulas e receber as crianças no contraturno escolar. O novo prédio será construído dentro do Parque da Oktoberfest com a parceria da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. 

LEIA TAMBÉM: Jaque Weber encara turnê internacional de competições

O projeto para criação de um centro de treinamento e formação de cidadãos foi apresentado ontem à comunidade, em ato realizado no salão nobre do Palacinho. A estrutura terá 700 metros quadrados e vai contar com vestiários, copa, escritório, área de tatame e arquibancada. Conforme a prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany, o projeto vai entrar como prioridade no setor de licitações. O valor a ser investido será oriundo do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). O custo total da obra não foi divulgado.

Publicidade

A Associação de Judô atende hoje 1,1 mil crianças em situação de vulnerabilidade encaminhadas pelos Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Também mantém parcerias para que os atendidos realizem cursos técnicos, profissionalizantes e graduação. São 11 polos que a associação possui nos bairros da cidade e outros dois devem ser abertos: um no Loteamento Mãe de Deus, que deve atender 220 crianças, e outro no Bairro Progresso, que está em obras.

LEIA TAMBÉM: Taygor e Pepeto comentam momento do Santa Cruz na Série A2

A principal despesa da Associação de Judô Santa Cruz é o aluguel. A atual estrutura terá que ser desocupada até janeiro do ano que vem, em virtude da locação para outra empresa. De acordo com a prefeita Helena Hermany, o terreno para a obra está garantido. “O prédio vai ficar onde hoje está a cancha de bocha, dentro do Parque da Oktoberfest. Já a nova cancha será construída no terreno ao lado da atual estrutura. Então, enquanto iniciamos uma obra a outra já vai para licitação com prioridade, pois o projeto vai vir pronto para nós”, diz. 

Publicidade

Expectativa é ampliar número de atendidos

Na atual estrutura da Associação de Judô Santa Cruz, o atendimento é limitado e as atividades são realizadas com revezamento. Com o novo prédio, mais crianças poderão participar do projeto e as aulas serão ministradas com mais qualidade. 

Luis Otávio está no projeto de judô há seis anos
Paulo: grande conquista para o esporte

O professor de judô Paulo Barros, de 35 anos, conta que a obra será de extrema importância e vai melhorar o atendimento aos alunos. “Vamos ter um local que poderemos chamar de casa. Com o novo espaço, vamos conseguir atender a uma demanda maior de crianças, ampliar horários e não precisaremos realizar aulas com revezamento, como é feito hoje”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Atletas da AMO se destacam no Estadual Universitário

Publicidade

Na avaliação do aluno de judô Luis Otávio Estraich da Silva, 12 anos, o projeto é muito importante na vida dele. “Antes de participar, eu não tinha o que fazer em casa. Então, aos 6 anos, minha mãe me matriculou no projeto e depois eu consegui a bolsa para praticar judô”, comentou. 

O jovem está há seis anos na associação e pretende seguir no esporte por mais tempo, ainda mais agora, com a nova estrutura. “Vai ser muito bom, pois mais crianças vão ser atendidas e, assim como eu, vão aprender a ter disciplina e educação com ajuda do projeto.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.