Profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizam em Santa Cruz do Sul um treinamento técnico nesta semana. Na manhã desta sexta-feira, 27, mais uma etapa da ação foi realizada no Parque da Gruta. No local, os técnicos transmitiram aos participantes do evento orientações práticas sobre a fauna silvestre.
Conforme o secretário de Meio Ambiente de Santa Cruz, Vanir Ramos de Azevedo, a atividade, que teve início na quarta-feira, trata sobre o manejo e gestão da fauna no município. “Esse evento é importante porque busca essa proximidade entre os órgãos, trabalhando de forma conjunta”, ressaltou em entrevista à Rádio Gazeta.
A ação conjunta entre os órgãos federal e municipal também é destacada pelo analista ambiental do Ibama, Paulo Guilherme Carniel Wagner. “É necessária uma ação compartilhada porque o órgão federal, muitas vezes, não consegue estar presente no dia a dia do município, principalmente nos conflitos de fauna”, comentou o analista, que também é responsável pela gestão de fauna silvestre do Rio Grande do Sul.
Publicidade
“Precisamos saber respeitar esses espaço [dos animais], já que nós somos os intrusos.” Wagner destacou também, durante a manhã, que eventos como esse “multiplicam a informação, porque informação não é para ficar limitada a uma pessoa, é pra ser difundida.”
O treinamento técnico ocorre desde quarta-feira, 25, em Santa Cruz, com diversas ações. O propósito era repassar orientações sobre a captura de animais, bem como informações e experiências dos técnicos. “O evento termina hoje, mas o trabalho é continuado”, confirmou o analista do Ibama.
Publicidade
This website uses cookies.